Concurso Ebserh: empresa inicia preparativos para novo edital
Ebserh inicia preparativos para novo concurso público que vai preencher as vagas do recém criado hospital universitário do Amapá.
Autor:
Publicado em:27/04/2020 às 10:40
Atualizado em:27/04/2020 às 10:40
Os preparativos para o novo concurso Ebserh já foram iniciados. A estatal confirmou à reportagem da FOLHA DIRIGIDA que os trâmites para preencher as vagas do novo hospital universitário do Amapá estão em andamento.
No último dia 13 de abril foi publicada a portaria que criou o quadro de pessoal da nova unidade. São 1.260 cargos que deverão ser preenchidos, pelo menos em parte, até o primeiro semestre de 2021, quando está prevista a inauguração do hospital.
Deste modo, o novo concurso Ebserh deve ser preparado a tempo de aplicar todas as etapas de avaliação e contratar os aprovados até lá. A estatal, contudo, ainda não deu um prazo oficial para publicar o edital.
“Caso não haja nenhum fato relevante ou acontecimentos de força maior, o hospital poderá entrar em funcionamento no 1º semestre de 2021.”
O HU-Unifap terá 148 leitos de internação e 64 leitos de UTI, totalizando 212 leitos, além de 25 ambulatórios. A nova unidade se torna ainda mais necessária agora, com a pandemia do novo Coronavírus.
Em uma segunda etapa da obra ainda serão criados mais 100 leitos de internação e 35 ambulatórios, segundo nota divulgada no ano passado pela Ebserh.
A unidade está sendo erguida no campus Marco Zero e em janeiro deste ano passou por inspeção. Segundo o prefeito do campus, Raimundo Brazão, as obras estavam bem avançadas, a caminho da conclusão.
Concurso Ebserh deverá ter vagas nos níveis médio, técnico e superior
Como já mencionado, o quadro de pessoal do HU-Unifap será composto por 1.260 cargos. Essas vagas serão preenchidas por empregados admitidos via concurso, além de comissionados, readmitidos, cedidos ou requeridos, entre outros.
Ainda não se sabe qual será a oferta do próximo edital. Mas é possível ter uma ideia do que esperar da nova seleção observando os últimos concursos da Ebserh. Todos eles tiveram três editais publicados, com vagas nas áreas Médica, Assistencial e Administrativa.
No caso de médicos as oportunidades deverão contemplar diversas especialidades. O HU-Unifap, segundo a estatal, vai oferecer serviços em:
Cardiologia,
Ortopedia
Oftalmologia
Ginecologia e Obstetrícia, entre outros.
Então vagas nessas especialidades têm grandes chances de serem abertas.
A área Assistencial da Ebserh contempla cargos como:
técnico de enfermagem
enfermeiro
assistente social
farmacêutico
físico
fonoaudiólogo
nutricionista
psicólogo e outros.
A estatal deve divulgar quais serão contemplados em breve.
Já na área Administrativa, as chances geralmente abrangem vários cargos de apoio como advogado, analista, técnico em contabilidade e outros. No último concurso, houve vagas de assistente administrativo, que exige o nível médio.
Vale lembrar que a Ebserh contrata seus profissionais pelo regime celetista. Os empregados possuem vários benefícios, como:
auxílio-alimentação (R$527,10 segundo dados de 2018);
auxílio pré-escolar para quem tem dependentes de até seis anos;
auxílio pessoa com deficiência, para quem tem dependentes com necessidades especiais;
assistência médica e odontológica.
A estatal ainda concede outras vantagens e políticas de valorização como acompanhamento de parentes em consultas; abono; banco de horas; canal de relações de trabalho; etc. Há também o incentivo à capacitação, com mestrado e especializações.
Obras do HU-Unifap estão em fase final
(Foto: Ascom Unifap)
Resumo do novo concurso Ebserh
Vagas: 1.260* Previsão: até primeiro semestre de 2021 Banca: indefinida
* Este é o número de cargos criados, mas ainda não foi confirmada a oferta do edital.
Últimos concursos Ebserh tiveram duas etapas de avaliação
Os últimos concursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foram aberto em 2019 e contemplaram mais de 2,6 mil vagas em mais de 40 unidades em todo o Brasil.
Para o hospital da Uberlândia, em Minas Gerais, a banca foi a Fundação Vunesp. Já a seleção das outras unidades foi gerida pelo IBFC.
Em ambos os casos a avaliação dos candidatos foi dividida em duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos e experiência profissional, classificatória.
O exame de múltipla escolha compreendeu 50 questões para cargos de nível médio e 60 para os de nível superior. As disciplinas abrangeram:
Português
Raciocínio Lógico (exceto para médicos)
Noções de Informática (apenas para a área administrativa)
Legislação do SUS
Legislação da Ebserh
Conhecimentos Específicos
A prova foi avaliada na escala de 0 a 100 pontos. Para ser considerado habilitado o candidato precisava alcançar, pelo menos, 50. Os classificados foram submetidos à análise de títulos e de experiência profissional.