O CNU dos professores será realizado por meio da Prova Nacional Docente (PND). A proposta do Governo Federal é disponibilizar uma prova única, que poderá ser usada pelos entes federativos para o recrutamento de professores.
Os estados, municípios e o Distrito Federal poderão aderir voluntariamente ao modelo até o dia 17 de abril. Justamente para orientar como será essa nova forma de seleção, o MEC elaborou o guia prático.
O documento aprofunda possíveis caminhos de utilização da prova a partir da legislação vigente.
O Ministério da Educação também preparou o modelo com a estrutura do edital, contemplando as hipóteses para concursos públicos e processos seletivos simplificados, exemplificando seções e cláusulas relativas à PND.
A Prova Nacional Docente integra as ações do programa Mais Professores para o Brasil, que busca reconhecer e qualificar o magistério da educação básica, além de incentivar a docência no país.

Ministério da Educação lança guia prático sobre provas do CNU dos professores
(Foto: Luis Fortes/MEC)
A PND será uma porta de entrada para as redes de educação municipais e estaduais que farão a adesão. O resultado da prova terá validade de três anos, período em que o professor estará apto a participar de diferentes concursos.
A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.
Como funcionarão as provas do CNU dos professores
Após a adesão formal ao CNU dos professores, cada estado ou município participante deverá divulgar o seu próprio edital, explicando como será o processo de seleção.
Há a chance de usar apenas a nota da PND, como também aplicar etapas adicionais, como a prova prática e avaliação de títulos.
Em seguida, os candidatos deverão efetuar a inscrição na Prova Nacional Docente, por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).
A etapa seguinte será a realização das provas e a divulgação dos resultados.
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP) foi a primeira a confirmar, publicamente, a participação na PND. Além da prova unificada, os candidatos passarão por exame prático e curso de formação.
Já a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME RJ) disse que está avaliando a possível adesão.
Prova do CNU dos professores ocorrerá em outubro
A prova do CNU dos professores será realizada em outubro. O prazo foi confirmado, no dia 13 de março, pelo presidente do Inep, Manuel Palacios.
Ele participou de um painel durante o "Encontro Anual Educação Já 2025", organizado pela ONG Todos Pela Educação.
"Nós estamos no processo de adesão, que vai até 17 de abril. Estamos prevendo um processo de inscrição do candidato a partir de junho. A prova está prevista para acontecer em outubro e os resultados serão entregues a estados e municípios em dezembro", afirmou Palacios.
A princípio, segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, a prova seria realizada em novembro. Contudo, seguindo a declaração do presidente do Inep, o prazo foi adiantado.
O Ministério da Educação já confirmou que as provas serão realizadas para mais de dez licenciaturas diferentes.
Veja a lista:
- Artes Visuais;
- Biologia;
- Ciências Sociais;
- Computação;
- Educação Física;
- Filosofia;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Letras (Português);
- Letras (Português e Espanhol);
- Letras (Inglês);
- Matemática;
- Pedagogia; e
- Química.
A estimativa do Ministério da Educação é para que as provas sejam realizadas em cerca de 700 municípios brasileiros.
O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!
Saiba como será a estrutura da Prova Nacional Docente
A Prova Nacional Docente ocorrerá pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) licenciaturas, que passou a ser anual, desde 2024.
"Nós vamos ter uma prova que terá um terço lidando com questões pedagógicas de alcance geral, transversais a todas as Licenciaturas, e dois terços com cada área específica de conhecimento", disse o presidente do Inep.
Em 2024, a prova do Enade licenciaturas teve a seguinte estrutura:
- Componente de Formação Geral, comum a todas as licenciaturas: 27 questões de múltipla escolha, com objetivo de evidenciar a compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizados a partir da legislação educacional e da realidade cultural brasileira.
- Componente Específico, para cada área de licenciatura: 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.
O Inep é o organizador da prova do Enade e, agora, também da Prova Nacional Docente.
Mais de 250 mil concluintes de licenciatura são esperados para a prova deste ano e estarão elegíveis também para os concursos de estados e municípios. Além dos demais professores que queiram participar do processo.
