Concurso Ematerce é homologado e governo prevê convocações até junho
O governo do Ceará homologou o concurso Ematerce, que contou com 2.893 vagas. Convocações estão previstas para este primeiro semestre.
Autor:
Publicado em:02/01/2020 às 13:55
Atualizado em:02/01/2020 às 13:55
Como adiantado por FOLHA DIRIGIDA, o resultado final do concurso Ematerce foi homologado no último dia 27 de dezembro. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana. A medida, segundo o governo, faz parte da política de valorização do funcionalismo público e contratação de novos servidores.
"Esse concurso ajudará a reestruturar este órgão tão importante para a agricultura do nosso estado", citou o governador Camilo Santana.
Com a homologação, a expectativa agora é para a convocação dos candidatos. A previsão é que isso ocorra ainda neste primeiro semestre, segundo o governo, ou seja, até junho deste ano. No dia 26 de novembro, Camilo Santana garantiu que todos os aprovados serão convocados.
"Todos serão convocados, porque é um compromisso meu com a população de ampliar e melhorar os serviços", garantiu o governador.
Para o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, a homologação do concurso é a realização de um sonho não apenas dos candidatos aprovados mas, sobretudo, de uma política pública ampla do governo, voltada para a atenção dos agricultores e agricultoras familiares de todo o estado.
"A produção de alimentos, o incremento de novas tecnologias, o acesso ao crédito e às melhores condições de trabalho estão garantidos", disse o presidente.
Com a homologação, o concurso Ematerce está válido por dois anos, cabendo prorrogação por igual período. Neste prazo, os aprovados serão convocados e contratados no emprego público, no âmbito das regiões administrativas da empresa, em todo o Estado do Ceará.
Os nomeados receberão ganhos entre R$1.925,35 e R$3.630,66, que correspondem respectivamente às carreiras de agente auxiliar de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e agente de Ater.
A seleção atraiu mais de 8 mil candidatos. Para a carreira de agente auxiliar de Ater, de nível médio, foram oferecidas vagas nas áreas de: Agroindústria; Agronegócio; Agropecuária/Agricultura; Aquicultura; Fruticultura; e Agroecologia.
Já para o nível superior, foram ofertadas vagas para agente de Ater, nas seguintes especialidades: Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Engenharia Agronômica; Engenharia Florestal; Engenharia Civil; Engenharia de Pesca; Medicina Veterinária; Tecnologia de Alimentos; Tecnologia de Irrigação; e Zootecnia.
Para ser aprovado no concurso Ematerce era preciso se classificar na prova objetiva, que ocorreu no dia 25 de novembro de 2018, em Fortaleza, no Ceará. A avaliação contou com 60 questões entre: Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades, Convivência Societária e Conhecimentos Específicos.
Os aprovados ainda foram convocados para uma prova de títulos, que teve dez pontos no total. Esta etapa foi aplicada somente para as carreiras de nível superior. Os contratados irão trabalhar com jornada de 40 horas e poderão receber gratificações, de acordo com sua titularidade.