O objetivo, segundo o governo, é reforçar os quadros técnicos e administrativos da empresa.
Concurso marca retomada após 20 anos
De acordo com a diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, a autorização representa uma conquista importante e uma das principais metas da atual gestão, iniciada em 2019.
“Estamos há 20 anos sem a realização de um concurso na Epamig, por isso sempre foi um grande objetivo lutar pela renovação do quadro de profissionais. O concurso irá atender diversas funções fundamentais para o fortalecimento da pesquisa, garantindo que os resultados cheguem de forma ainda mais efetiva ao produtor rural”, destacou Nilda.
A diretora também agradeceu o apoio do Governo de Minas e da Secretaria de Agricultura, que, segundo ela, têm valorizado a pesquisa como fator essencial para o desenvolvimento do estado.
Estude e transforme vontade em aprovação de verdade. Clique aqui e prepare-se!

Governo de Minas Gerais autoriza concurso Epamig
(Foto: Divulgação)
→ Está estudando para concursos? Saiba que a sua dedicação também merece destaque! Compartilhe sua rotina e mostre que o esforço é parte da vitória. Acesse e confira!
Próximos passos do concurso Epamig
O diretor de Pesquisa e Inovação da Epamig, Trazilbo de Paula, informou que o aval chega em um momento estratégico, quando a empresa define os rumos do novo plano diretor.
“Estamos animados com a possibilidade de expandir a atuação da Epamig, tanto em alcance regional quanto em novas frentes e temas de pesquisa. Os próximos passos envolvem a definição das áreas prioritárias para o concurso, conforme as demandas identificadas no planejamento estratégico”, afirmou.
Já o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil, adiantou que a empresa pretende concentrar esforços para viabilizar o concurso já no próximo ano.
“A partir de agora, vamos focar nas etapas que antecedem a realização do concurso, para que, no próximo ano, possamos ter o edital estruturado e a divulgação das vagas previstas”, explicou.
Reforço na pesquisa agropecuária mineira
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou a relevância da autorização e a importância do fortalecimento do quadro de servidores.
“A conquista é merecida e fundamental para garantir o fortalecimento do quadro de servidores, especialmente em um momento em que há recursos significativos destinados às atividades de pesquisa da instituição”, afirmou.
Com a autorização publicada, a Epamig iniciará as etapas de planejamento interno e definição dos cargos, para posteriormente escolher e contratar a banca organizadora.
Antes, uma comissão deverá ser formada, para dar andamento ao levantamento das necessidades.
O concurso será o primeiro em duas décadas e deverá contemplar oportunidades em diferentes áreas de Pesquisa e Gestão, reforçando o papel da empresa no desenvolvimento da Agropecuária mineira.
Concurso Emater MG também está autorizado
Além da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado, o Governo de Minas Gerais autorizou um novo concurso Emater MG, com 105 vagas para cargos de níveis médio e superior.
A informação sobre a autorização de uma nova seleção para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais foi anunciada nas mídias sociais da companhia na última segunda-feira, 13.
Neste caso, os cargos já estão definidos, sendo eles:
- analista de sistemas I;
- assessor jurídico;
- assistente administrativo II;
- assistente técnico I;
- auditor;
- extensionista agropecuário I;
- extensionista agropecuário II;
- extensionista de bem-estar social II; e
- relações públicas.
Com a autorização do concurso Emater MG, a expectativa agora recai sobre a escolha da banca e, posteriormente, a publicação do edital.