Concurso ESA define banca organizadora para aplicação das provas
Com exames remarcados para o dia 4 de outubro, a Escola de Sargento das Armas contratou a Metrópoles como banca organizadora.
Autor:
Publicado em:06/08/2020 às 06:35
Atualizado em:06/08/2020 às 06:35
Após as provas escritas terem sido remarcadas para outubro, o Exército divulgou o resultado da licitação para escolha da banca do concurso ESA. A contratada foi a organizadora Metrópoles Soluções Governamentais.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 6, e indica vigência até dezembro deste ano. A assinatura aconteceu em 18 de junho, dando aval para que a empresa inicie os seus trabalhos de apoio.
Isso mesmo, geralmente a Escola de Sargento das Armas atua de forma independente na aplicação das provas. Dessa forma, tudo indica que a Metrópoles apenas auxiliará na realização das provas, mediante a fiscais, transporte de malote e entre outros serviços.
A demora na escolha dabanca organizadora se dá em virtude de trâmites internos e, muito provavelmente, também, por conta da pandemia do novo Coronavírus.
Escola de Sargento das Armas escolhe banca do concurso ESA
(Foto: Divulgação)
Concurso ESA tem exames remarcados; veja data!
Mais uma vez em virtude da pandemia do novo Coronavírus e para respeitar as medidas de segurança, a Escola de Sargento das Armas (ESA) adiou novamente os primeiros exames. As provas acontecerão em 4 de outubro.
Após apuração da FOLHA DIRIGIDA e a informação ter circulado em vários meio de comunicação, o comunicado oficial já está disponível no site oficial da institutição. A ESA ainda não divulgou a relação de inscritos do concurso 2020.
Essa é a segunda vez que o Exército decide pela adiação do exame, que inicialmente ocorreria em 12 de julho, Logo após, passou para 30 de agosto. As provas acontecem em diversos locais de todo o Brasil.
O concurso da ESA tem diversas etapas. A primeira delas é composta por provas escritas, sendo objetiva e discursiva. Os exames têm caráter eliminatório e classificatório.
Essa prova pode ser dividida em até seis partes, de acordo com a função escolhida para concorre, de acordo com a distribuição a seguir:
1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Nessa primeira fase, para ser aprovado o candidato precisará obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, sendo necessário obter pelo menos 25% de acertos.
Na prova de Redação, os candidatos precisam alcançar uma nota igual ou superior a cinco para ser considerado aprovado. Quem for habilitado ainda será convocado para as próximas etapas, que serão:
avaliação de títulos;
exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
investigação social;
exame de aptidão física preliminar;
revisão médica;
exame de aptidão física definitivo;
comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
O concurso da ESA oferece 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos. O edital trouxe chances em diversas especialidades. Para concorrer, é necessário o nível médio completo, com idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. Além disso, é preciso altura mínima de 1,60 m para homens.
Entretando.a limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento. Para as mulheres o Exército exige altura mínima de 1,55 m.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!