Concurso ESA 2020: Exército divulga novo calendário anual
Com a banca para aplicação de provas escolhida, o concurso ESA divulgou o novo calendário anual. Confira as novas datas e saiba mais!
Autor:
Publicado em:12/08/2020 às 09:27
Atualizado em:12/08/2020 às 09:27
Com as provas remarcadas para outubro, o Exército publicou o restante do novo cronograma para concurso ESA 2020. As novas datas foram divulgadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 12. [tag_teads]
Agora, de acordo com as alterações no calendário anual, o cartão de confirmação da inscrição (CCI) poderá ser consultado no período de 16 de setembro a 4 de outubro. Nele, será possível conferir o local de aplicação das provas.
O exame intelectual, ou prova escrita (objetiva e redação), está agendado para o dia 4 de outubro. Já os resultados preliminares estão previstos para o dia 5 do mesmo mês. Para saber as próximas datas, confira abaixo:
Pedido de revisão das questões objetivas ⇒ 06/10 e 07/10
Resultado parcial das provas (faltando a revisão da redação) ⇒ 13/11
Entrega, na OMSE, dos documentos para análise de títulos (aprovados nas provas) ⇒ 16/11 e 17/11 (até 12h)
Pedido de revisão da redação ⇒ 16/11 e 17/11
Resultado final da redação ⇒ 23/11
Resultado final das provas (objetiva e redação) ⇒ 25/11
Envio, via SEDEX, dos documentos para a análise de títulos, diretamente para a Seção de Concurso da ESA (aprovados após revisão da redação) ⇒ até 26/11
Além do calendário, o Exército também informou que, no dia das provas, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial em tecido, descartável ou reutilizável, mantendo a boca e o nariz cobertos.
Esta não é a primeira mudança nas datas da seleção. Inicialmente, as provas seriam aplicadas no dia 12 de julho, mas haviam sido reagendadas para o dia 30 de agosto. E, agora, serão realizadas no dia 4 de outubro.
Concurso ESA divulga novo calendário anual (Foto: Divulgação)
Concurso ESA: confira a banca definida para aplicação das provas
Foi publicado no dia 6 de agosto o resultado da licitação para escolha da banca do concurso ESA. A responsável pela organização será a Metrópoles Soluções Governamentais.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União e ficará válido até dezembro deste ano. A assinatura aconteceu em 18 de junho, dando aval para que a empresa inicie os seus trabalhos de apoio.
Embora a Escola de Sargento das Armas tenha o costume de atuar de forma independente na aplicação das provas, tudo que a Metrópoles apenas auxiliará na realização das provas, mediante a fiscais, transporte de malote e entre outros serviços.
A demora na escolha da banca organizadora foi em razão de trâmites internos e, muito provavelmente, também, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Exame intelectual poderá ser composto por seis partes
Todos os inscritos no concurso ESA passarão por diversas etapas. A primeira delas é composta por provas escritas, sendo objetiva e discursiva. Os exames têm caráter eliminatório e classificatório.
Essa prova pode ser dividida em até seis partes, conforme a função escolhida para concorre, de acordo com a distribuição a seguir:
1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Nessa primeira fase, para ser aprovado o candidato precisará obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, sendo necessário obter pelo menos 25% de acertos.
Para a Redação, será preciso alcançar uma nota igual ou superior a cinco para ser considerado aprovado. Quem for habilitado ainda será convocado para as próximas etapas, que serão:
avaliação de títulos;
exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
investigação social;
exame de aptidão física preliminar;
revisão médica;
exame de aptidão física definitivo;
comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
Concurso ESA oferece 1,1 mil vagas
O concurso da ESA oferece 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos. O edital trouxe chances em diversas especialidades.
As oportunidades são para os cursos de formação e graduação de sargentos, para o ano 2021, nas áreas Geral/Aviação, Música e Saúde, com a seguinte distribuição:
900 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação);
100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação);
50 para os candidatos da área de Saúde;
45 para área música, divididas entre os seguintes instrumentos: ~ Clarineta em MIB/Clarineta em SIB - 11 vagas; ~ Flauta em Dó/Flautim em Dó - duas vagas; ~ Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB - seis vagas; ~ Saxofone em MIB/Saxofone em SIB - quatro vagas; ~ Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda - duas vagas; ~ Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) - sete vagas; ~ Trompa em Fá - uma vaga; ~ Trompete em MIB/SIB - Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB - dez vagas; e ~ Tuba em MIB/Tuba em SIB - duas vagas.
Pôde se inscrever quem tem o nível médio completo, com idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. Além disso, é preciso altura mínima de 1,60 m para homens.
Entretanto, a limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento. Para as mulheres o Exército exige altura mínima de 1,55m.
O soldo inicial da carreira é de R$3.825, podendo aumentar com os adicionais militar e de habilitação. Desta forma, a remuneração pode chegar a R$5.049. O concurso da ESA traz reserva de vagas para negros.