Concurso ESA 2020: veja com exclusividade o gabarito das provas
Folha Dirigida teve acesso exclusivo ao gabarito das provas objetivas para o concurso ESA. Confira mais detalhes!
Autor:
Publicado em:06/10/2020 às 18:52
Atualizado em:06/10/2020 às 18:52
Que o concurso ESA aplicou as provas objetivas no último domingo, 4, todo mundo já sabe. Mas, agora, chegou a hora da verdade! Folha Dirigida teve acesso exclusivo aos gabaritos do exame para a Escola de Sargento das Armas do Exército. [tag_teads]
Apontada como fácil por muitos candidatos, as avaliações foram realizadas de 13h às 17h (horário de Brasília).
Durante essas quatro horas, os concorrentes tiveram que responder diversas questões de múltipla escolha. A prova pôde ser dividida em até seis partes, de acordo com a função desejada.
Nessa primeira fase, para será aprovado quem atingir, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, sendo necessário obter pelo menos 25% de acertos.
Fora a prova objetiva, também houve uma redação. E, por sinal, a maioria dos inscritos aprovou o tema. Para ser aprovado, nesse caso, será preciso alcançar uma nota igual ou superior a cinco.
Bom, mas você está aqui pra ver os gabaritos com exclusividade, certo? Então clica no botão abaixo ▼
Folha Dirigida teve acesso exclusivo aos gabaritos para ESA
(Foto: Divulgação)
Concurso ESA bateu recorde de inscritos
Se no ano passo a Escola de Sargento das Armas (ESA) já contou com um número expressivo de inscritos, em 2020 o concurso registrou um quantitativo de concorrentes ainda maior.
As oportunidades são para os cursos de formação e graduação de sargentos, para o ano 2021, nas áreas Geral/Aviação, Música e Saúde, com a seguinte distribuição:
900 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação);
100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação);
50 para os candidatos da área de Saúde;
45 para área música, divididas entre os seguintes instrumentos: ~ Clarineta em MIB/Clarineta em SIB - 11 vagas; ~ Flauta em Dó/Flautim em Dó - duas vagas; ~ Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB - seis vagas; ~ Saxofone em MIB/Saxofone em SIB - quatro vagas; ~ Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda - duas vagas; ~ Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) - sete vagas; ~ Trompa em Fá - uma vaga; ~ Trompete em MIB/SIB - Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB - dez vagas; e ~ Tuba em MIB/Tuba em SIB - duas vagas.
Pôde se inscrever quem tem o nível médio completo, com idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. Além disso, é preciso altura mínima de 1,60 m para homens.
Entretanto, a limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento. Para as mulheres o Exército exige altura mínima de 1,55m.
O soldo inicial da carreira é de R$3.825, podendo aumentar com os adicionais militar e de habilitação. Desta forma, a remuneração pode chegar a R$5.049. O concurso da ESA traz reserva de vagas para negros.