Segundo Dweck, a previsão orçamentária de 2026 é voltada principalmente para a convocação de aprovados e excedentes.
“Sobre 2026, ano que vem não vai ter [CNU]. A gente já encaminhou a peça orçamentária justamente com a previsão de autorização para chamada de excedentes e poucas autorizações de concursos. Então, não vai ter uma autorização que justifique um novo CPNU”, afirmou a ministra.
Esther Dweck visitou o campus da Asa Norte do Centro Universitário de Brasília (Ceub), que tinha previsão de receber mais de 7 mil candidatos.
Na ocasião, ela conversou com a imprensa ao lado do secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Júnior, e comentou sobre a presença dos candidatos. A expectativa era de um índice de abstenção menor em relação à primeira edição do exame.
“Apesar de ter tido menos inscrições, a gente tem uma expectativa de que o comparecimento proporcional será maior. Tivemos mais de 600 mil pessoas, das 761 mil inscritas, que acessaram o cartão de confirmação e conferiram o local de prova. É um percentual alto, bem acima da média dos concursos em geral”, destacou Dweck.
Ao final das provas, a ministra informou que o índice de abstenção do CNU 2025 foi de 42,8%.

Ministra do MGI realiza coletiva e faz balanço sobre as provas do CNU 2025
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
A ministra Esther Dweck já havia antecipado, em abril, que o Concurso Nacional Unificado não seria realizado em 2026. A decisão se baseou nas restrições impostas pela legislação eleitoral, que proíbe nomeações durante determinado período do ano em que há eleições gerais.
“Por ser ano de eleição, é muito mais difícil realizar o concurso. Temos que homologar todos os resultados antes do início do período eleitoral”, explicou a ministra.
Em julho deste ano, Esther Dweck, comentou sobre a continuidade do Concurso Nacional Unificado nos próximos anos e cogita a possibilidade de uma nova edição dentro de dois anos, com um novo CNU em 2027.
De acordo com a ministra, a proposta é transformar o concurso em uma política pública permanente, com aplicação a cada dois anos.
"A nossa ideia é que a gente possa deixar tudo pronto para que essa política se torne uma política permanente, nessa lógica que eu acho que toda política permanente deve ter, como é o Enem. Faz a primeira edição, aperfeiçoa para a próxima, até o momento que fica tão tranquilo, que você entra em um certo voo de cruzeiro. A gente está trabalhando com essa lógica”, disse Esther Dweck.
Leia também:
+ Concursos federais: autorizada a nomeação de 1.984 excedentes
Gabaritos do CNU são divulgados
Os candidatos que realizaram as provas do CNU 2025 já podem consultar os gabaritos preliminares no site da Fundação Getulio Vargas, a FGV.
De acordo com a banca, para realizar corretamente a conferência do gabarito, é preciso identificar o tipo de prova correspondente.
Os recursos contra as questões da prova e/ou os gabaritos serão aceitos nos dias 7 e 8 de outubro, pelo portal da FGV.
O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado e com argumentação clara, consistente e objetiva.
Veja as próximas datas do Concurso Nacional Unificado:
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 6 de outubro;
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 7 e 8 de outubro;
- Disponibilização da imagem do cartão de respostas: 12 de novembro;
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e convocação para as pessoas candidatas para a realização da Prova Discursiva: 12 de novembro;
- Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição para realização da Prova Discursiva: 1º de dezembro;
- Aplicação da Prova Discursiva: 7 de dezembro.
Calculadora CNU: veja como ficou a sua nota na prova
O cálculo da nota da prova objetiva do CNU não é algo simples e direto. Para os blocos de nível superior, cada cargo tem pesos diferentes para as disciplinas de Conhecimentos Específicos, por exemplo.
Para simplificar esse processo, o Qconcursos lança a calculadora do CNU.
A ferramenta está disponível para ajudar os candidatos a calcularem as notas da prova objetiva e saberem se estão habilitados na etapa ou não.
Os professores do Qconcursos também realizaram a correção extraoficial das provas. Confira:
