Concursos Federais 2026 terão poucos avais e mais excedentes

Ministra Esther Dweck confirma poucas autorizações de Concursos Federais em 2026 e mais chamadas de excedentes. Novo CNU está descartado. Veja!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:06/10/2025 às 10:31
Atualizado em:06/10/2025 às 10:31

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, acompanhou neste domingo as provas do CNU 2025, em Brasília, e adiantou novidades sobre os Concursos Federais de 2026.


A titular da pasta reafirmou que não haverá uma nova edição do Concurso Nacional Unificado no próximo ano, destacando que serão concedidas poucas autorizações para novos concursos no Executivo Federal.


Segundo Dweck, a previsão orçamentária de 2026 é voltada principalmente para a convocação de aprovados e excedentes.

“Sobre 2026, ano que vem não vai ter [CNU]. A gente já encaminhou a peça orçamentária justamente com a previsão de autorização para chamada de excedentes e poucas autorizações de concursos. Então, não vai ter uma autorização que justifique um novo CPNU”, afirmou a ministra.

Esther Dweck visitou o campus da Asa Norte do Centro Universitário de Brasília (Ceub), que tinha previsão de receber mais de 7 mil candidatos.


Na ocasião, ela conversou com a imprensa ao lado do secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Júnior, e comentou sobre a presença dos candidatos. A expectativa era de um índice de abstenção menor em relação à primeira edição do exame.

“Apesar de ter tido menos inscrições, a gente tem uma expectativa de que o comparecimento proporcional será maior. Tivemos mais de 600 mil pessoas, das 761 mil inscritas, que acessaram o cartão de confirmação e conferiram o local de prova. É um percentual alto, bem acima da média dos concursos em geral”, destacou Dweck.

Ao final das provas, a ministra informou que o índice de abstenção do CNU 2025 foi de 42,8%.


Ministra do MGI realiza coletiva e faz balanço sobre as provas do CNU 2025

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


ministra Esther Dweck já havia antecipado, em abril, que o Concurso Nacional Unificado não seria realizado em 2026. A decisão se baseou nas restrições impostas pela legislação eleitoral, que proíbe nomeações durante determinado período do ano em que há eleições gerais.

“Por ser ano de eleição, é muito mais difícil realizar o concurso. Temos que homologar todos os resultados antes do início do período eleitoral”, explicou a ministra.

Em julho deste ano, Esther Dweck, comentou sobre a continuidade do Concurso Nacional Unificado nos próximos anos e cogita a possibilidade de uma nova edição dentro de dois anos, com um novo CNU em 2027.


De acordo com a ministra, a proposta é transformar o concurso em uma política pública permanente, com aplicação a cada dois anos.

"A nossa ideia é que a gente possa deixar tudo pronto para que essa política se torne uma política permanente, nessa lógica que eu acho que toda política permanente deve ter, como é o Enem. Faz a primeira edição, aperfeiçoa para a próxima, até o momento que fica tão tranquilo, que você entra em um certo voo de cruzeiro. A gente está trabalhando com essa lógica”, disse Esther Dweck.

Leia também:

+ Concursos federais: autorizada a nomeação de 1.984 excedentes


Gabaritos do CNU são divulgados

Os candidatos que realizaram as provas do CNU 2025 já podem consultar os gabaritos preliminares no site da Fundação Getulio Vargas, a FGV.


De acordo com a banca, para realizar corretamente a conferência do gabarito, é preciso identificar o tipo de prova correspondente.


Os recursos contra as questões da prova e/ou os gabaritos serão aceitos nos dias 7 e 8 de outubro, pelo portal da FGV.


O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado e com argumentação clara, consistente e objetiva.


Veja as próximas datas do Concurso Nacional Unificado:

  • Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 6 de outubro;
  • Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 7 e 8 de outubro;
  • Disponibilização da imagem do cartão de respostas: 12 de novembro;
  • Divulgação das notas finais das provas objetivas e convocação para as pessoas candidatas para a realização da Prova Discursiva: 12 de novembro;
  • Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição para realização da Prova Discursiva: 1º de dezembro;
  • Aplicação da Prova Discursiva: 7 de dezembro.

Calculadora CNU: veja como ficou a sua nota na prova

O cálculo da nota da prova objetiva do CNU não é algo simples e direto. Para os blocos de nível superior, cada cargo tem pesos diferentes para as disciplinas de Conhecimentos Específicos, por exemplo.


Para simplificar esse processo, o Qconcursos lança a calculadora do CNU.


A ferramenta está disponível para ajudar os candidatos a calcularem as notas da prova objetiva e saberem se estão habilitados na etapa ou não.

Os professores do Qconcursos também realizaram a correção extraoficial das provas. Confira:

Clique para entrar agora

Carregando...