Faetec prepara novos concursos para efetivos e temporários; veja

Fundação de Apoio à Escola Técnica tem trâmites em andamento para abertura de novos concursos Faetec para temporários e efetivos. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:10/07/2024 às 10:26
Atualizado em:10/07/2024 às 10:28

A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro prepara novos concursos Faetec tanto para contratação de servidores temporários, como de servidores efetivos.


Em reunião com Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no final de junho, a Faetec pontuou que está em curso um processo para contratação de 664 temporários para cobrir as atuais carências.


No momento, o processo passa por ajustes jurídicos e já teve parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O edital deve ser divulgado em breve. Os cargos não foram revelados.


Quanto a um novo concurso Faetec para efetivos, também já existe um processo em andamento, que teve manifestação favorável da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal do Rio de Janeiro (COMISSARF).


Agora, deve seguir para a Procuradoria Geral do Estado e depois para a Secretaria de Casa Civil. Em caso de aval, o concurso deve ser realizado.


Faetec prepara novos concursos para temporários e efetivos

(Foto: Divulgação/PGE RJ)


Na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 para o Estado do Rio há previsão de um novo concurso para a Fundação de Apoio à Escola Técnica.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Novo concurso Faetec deve trazer mais de 400 vagas efetivas

Para viabilizar o concurso para efetivos, foram identificadas as vacâncias posteriores à adesão do Estado do Rio de Janeiro ao Regime de Recuperação Fiscal (junho de 2021).


Foram identificadas 482 vagas, sendo 407 para professores. Esse deve ser o número de oportunidades ofertado no edital para efetivos.


O Ministério Público recomendou que o edital do novo concurso contemple o quantitativo total de vacâncias efetivas.


A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida entrou em contato com a Faetec para apurar mais informações sobre o concurso, como prazos para o edital.


A Fundação, porém, ainda não enviou um posicionamento oficial.


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!

Último concurso Faetec para efetivos foi em 2019

O último concurso Faetec para o quadro permanente teve edital divulgado em 2019. Ao todo, foram contempladas 209 vagas imediatas para profissionais dos níveis médio, técnico e superior.


A oferta foi para os cargos de inspetor de alunos, agente administrativo, instrutor de disciplinas profissionalizantes, orientador educacional, supervisor técnico, técnico superior, assistente social e professor.


Os locais de trabalho foram espalhados pela Região Metropolitana, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Noroeste Fluminense e Centro-Sul Fluminense. 


Os contratados para integrarem o quadro permanente da Faetec receberam salários de até R$3 mil.


O concurso registrou mais de 30 mil inscritos. Eles foram avaliados por provas objetivas e discursivas. A exceção foi para o cargo de professor de ensino superior, que também realizou uma prova de desempenho didático.


O prazo de validade do concurso já foi expirado, o que impossibilita mais chamadas de aproados para suprir as carências.


De acordo com a Faetec, no último concurso, foram chamados 398 aprovados em 15 convocações, dos quais 317 atenderam às convocações, sendo 277 empossados, com 39 exonerações após a posse, sendo o número final de 238. 


Em 2022, a Faetec também realizou processo seletivo para contratação de temporários. A oferta foi de 635 vagas para cargos dos níveis médio e superior. 


No vídeo abaixo, saiba como escolher o concurso ideal para estudar:


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoFundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

CNU - Bloco 7 - Aula de Redação: Resolução de Questões

Equipe Qconcursos