Concurso Faetec: conheça mais sobre o cargo de agente administrativo

O concurso Faetec tem oportunidades para diversos cargos efetivos, entre eles o de agente administrativo. Conheça mais sobre a carreira.

Autor:
Publicado em:28/10/2019 às 11:00
Atualizado em:28/10/2019 às 11:00

O concurso Faetec segue com inscrições abertas. A Fundação de Apoio à Escola Técnica, no Rio de Janeiro, promove a seleção para diversos cargos efetivos com oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

No entanto, chama a atenção uma das carreiras com vagas abertas. É o caso da função de agente administrativo com oferta 16 vagas e exigência apenas do nível médio.

Uma excelente chance mesmo para quem não tem familiaridade com a área administrativa, pois os aprovados serão treinados para exercer as atividades do cargo. Serão 30 horas semanais de trabalho para um salário de R$1.607,13.

Sendo assim, FOLHA DIRIGIDA separou algumas informações sobre a carreira de agente administrativo e as etapas da seleção para os interessados no concurso Faetec 2019.

» Atribuições do cargo

O agente administrativo terá como responsabilidade a prestação de apoio, em diversos segmentos da área administrativa, a outros profissionais da Faetec.

O profissional ajudará a redigir correspondências oficiais, atos normativos e documentos legais, e prestará auxílio na classificação, registro e conservação de processos, livros e outros documentos, em arquivos específicos.

Também precisará estudar processos referentes a assuntos de caráter geral ou específico do setor e propor soluções, além de colecionar leis, decretos e outros atos normativos do interesse do setor em que atua.

O agente administrativo atuará em diversas atividades relacionadas a área, como:

  • Manter registro das atividades da Faetec, elaborando relatórios parciais e anuais, atendendo às exigências ou normas do setor em que atua;
  • Elaborar, sob orientação, quadros e tabelas estatísticas, fluxogramas, organogramas e gráficos em geral;
  • Orientar servidores na execução das tarefas típicas da classe;
  • Ler, selecionar, registrar e arquivar documentos e publicações de interesse da unidade onde exerce suas funções;
  • Coordenar a preparação de publicações e documentos para arquivo, selecionando aquelas que, periodicamente, se destinem à incineração, de acordo com as normas que regem a matéria.

» Requisitos

O único requisito para participar da seleção da vaga é ter o ensino médio completo. Além de ter sido considerado aprovado na seleção, após confirmar a inscrição por meio do pagamento da taxa no valor de R$83.

O regime de trabalho será estatutário, o que garante a estabilidade ao servidor.

Saiba mais sobre o cargo de agente administrativo do concurso Faetec
(Foto: Pixabay)

» Localidade das vagas

As 16 vagas para o cargo oferecidas no concurso Faetec serão distribuídas em cinco regiões:

  • Metropolitana
  • Norte Fluminense
  • Médio Paraíba
  • Centro Sul-Fluminense
  • Baixadas Litorâneas.

+ Saiba quais munícipios fazem parte de cada região

Somente a região Metropolina terá reserva de vagas para negros, pessoas com deficiência e com hipossuficiência econômica. Das 11 vagas, três serão reservadas, sendo uma para cada modalidade de cota.

Confira a distribuição das vagas:

Região Número de vagas
Metropolitana 11 (sendo 3 para ação afirmativa)
Norte Fluminense 2
Médio Paraíba 1
Centro Sul-Fluminense 1
Baixadas Litorâneas 1

» Conteúdo das provas

Os candidatos passarão por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação está marcada para o dia 15 de dezembro nas cidades do Rio de Janeiro, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Resende e Três Rios.

A prova para o cargo de agente administrativo terá 34 questões de múltipla escolha distribuídas em Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico (10) e Conhecimentos Específicos (14).

Cada questão valerá 0,5 ponto, totalizando 17 pontos. Para ser aprovado, será necessário ter pontuação mínima de 10,5 pontos e acertar pelo menos uma questão em cada disciplina.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Para as questões de Português, será cobrado compreensão e interpretação de texto, assim como o uso da norma culta e a adequação da língua à situação da comunicação. É preciso estar atento às regras gramaticais e ortográficas.

Em Racíocinio Lógico será necessário compreender a lógica das situações por meio do raciocínio matemático. O candidato necessiatará de noções de estatística, operações matemáticas e sistemas de medidas.

Na prova de Conhecimentos Específicos o candidato precisará ter noções de administração pública e arquivologia, assim como conservação de documentos, conhecimentos em gestão e conduta profissional.

+ Veja o conteúdo programático

Os futuros agentes também farão uma prova discursiva, que será uma redação no modelo dissertativo-argumentativo. A avaliação valerá 10 pontos e, para ser aprovado, é necessário tirar, no mínimo, seis pontos.

» Avaliação de títulos

Será realizada também uma avaliação de títulos, de caráter classificatório. Serão convocados para a entrega de documentação apenas os candidatos aprovados na prova discursiva.

O único título aceito para o cargo de agente administrativo será a graduação. Cada diploma terá valor de 1 ponto e a pontuação máxima será de 12 pontos.

Concurso Faetec recebe inscrições até novembro

O concurso Faetec está oferecendo 206 vagas para cargos em níveis médio, técnico e superior. O edital já está disponível e as inscrições abertas.

As inscrições ficarão abertas até dia 8 de novembro, e poderão ser feitas pelo site do Instituto Acesso, banca organizadora. O pagamento da taxa será aceito até 11 de novembro.

Durante os dias 10 a 21 de outubro, pessoas de baixa renda, inscritos no programa CadÚnico e doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção dos valores. Para isso, será necessário completar formulário específico e enviar a documentação comprobatória das condições.

As vagas estão distribuídas entre a Região Metropolitana, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Noroeste Fluminense e Centro-Sul Fluminense. Há reserva para pessoas com deficiência, negros, índios e com hipossuficiência econômica.

O concurso terá validade de um ano, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. 

Inspetor de alunos é outra opção para nível médio

Outra oportunidade para quem procura vagas em nível médio é o cargo inspetor de aluno. O concurso Faetec oferece 16 vagas para a função, que tem como responsabilidade desenvolver um trabalho educativo junto ao corpo discente.

Esse profissional ajudará a manter a disciplina e zelará pelo patrimônio da instituição, além de desenvolver diversas atividades relacionadas à inspeção escolar, como:

  • Colaborar na formação e informação dos alunos;
  • Conduzir o discente na aquisição de hábitos e atitudes;
  • Comunicar sistematicamente à direção o andamento da dinâmica da unidade;
  • Registrar os comportamentos inadequados dos estudantes comunicando ao coordenador;
  • Participar de reuniões da direção sempre que convocado;
  • Elaborar relatórios sobre suas atividades.

As lotações para esse cargo serão nas seguintes regiões: Metropolitana (10 vagas, sendo 3 reservadas para cota), Norte Fluminense (3 vagas), Médio Paraíba (1) e Baixadas Litorâneas (1).

O valor da taxa de inscrição, requisitos, salário e etapas da seleção serão os mesmos do cargo de agente administrativo.