Concurso Faetec: secretário fala sobre carreira de professor

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio, Leonardo Rodrigues, falou sobre a carreira de professor da Faetec.

Autor:
Publicado em:30/10/2019 às 04:39
Atualizado em:30/10/2019 às 04:39

» Qual é a rotina de um professor na Faetec?

Nosso ensino é voltado para a formação tecnológica. Temos cursos excelentes e sempre incentivamos a participação das nossas unidades em feiras e atividades que estimulem o aprendizado na prática e a troca de experiências.

Queremos professores dinâmicos e com disposição para incentivar, orientar e estimular a participação dos nossos educandos nesses eventos.

Além disso, os professores precisam desenvolver suas atribuições básicas, como planejar e executar o trabalho docente de acordo com o plano curricular Rede e em sala de aula, por exemplo. 

» Como se dá o início da carreira de professor? Ocorrem muitas substituições? É necessário que se mudem frequentemente (de cidade)?

O início é através da aprovação do concurso público. Uma vez admitido, podemos afirmar que não existem muitos casos de substituições. O servidor é lotado de acordo com a região para qual o mesmo fez o concurso.

Ele só será relotado para outra unidade, caso ele solicite ou haja a necessidade de preenchimento da vaga em uma unidade da Rede.
 
» O que o senhor pode dizer à população para motivá-la a buscar a carreira de professor?

Posso falar sobre os professores da Rede Faetec. Aqui, o nosso foco é o Ensino Técnico. Nossa missão é que o aluno saia da Faetec preparado e qualificado para uma vaga de emprego.

Os educadores que compõem o nosso quadro de docentes, são verdadeiros agentes transformadores de vidas. Acredito que não exista nada mais gratificante para um profissional do que saber que, através do seu trabalho, ele marcou e transformou a realidade de pessoas.

» Qual a importância deste concurso neste momento que vive nossa sociedade?

Quando assumimos a Rede no início de 2019, encontramos um cenário grave de carência de professores. Esse concurso irá trazer novos servidores que virão para integrar os nossos quadros, uma vez que o último certame foi realizado em 2010. Temos grandes expectativas neste concurso. 

» Este concurso prevê avaliações objetiva, discursiva e prova de desempenho didático.  O que o senhor recomenda aos futuros candidatos para o aumento das chances de aprovação?

No caso, a prova de desempenho didático é apenas para os cargos de docente no Ensino Superior. A minha recomendação é que estudem bastante, pois, como em todo concurso público, serão classificados e aprovados aqueles que tiverem o maior número de acertos.
 
» Finalmente, este concurso trás uma inovação. Os doadores de medula óssea ficarão isentos da (taxa de) inscrição?

Isso mesmo. Além dos doadores de medula óssea, que é um cumprimento a Lei 13.656, de 30 de abril de 2018, também oferecemos isenção para pessoas com cadastro no CadÚnico.