Concurso Fhemig terá mais de 1.800 vagas e provas até junho
De acordo com informações da Fhemig, novo concurso terá oferta superior a 1.800 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior. Veja!
Autor:
Publicado em:15/03/2023 às 09:51
Atualizado em:15/03/2023 às 09:51
O novo concurso para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) terá mais de 1.800 vagas. O número foi confirmado pelo próprio órgão na terça-feira, 14, após a definição da Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora da seleção.
De acordo com a Fhemig, foi solicitada a reposição de todos os servidores aposentados, falecidos e exonerados entre janeiro de 2019 e novembro de 2021, além de contratos administrativos que estavam ativos em outubro de 2021.
A avaliação do quantitativo e distribuição de vagas entre as unidades, assim como especialidades médicas, considerou o planejamento da Fundação, a vocação dos hospitais e os projetos estratégicos da gestão.
A oferta será para os seguintes cargos:
Técnico Operacional de Saúde;
Profissional de Enfermagem;
Médico;
Analista de Gestão e Assistência à Saúde.
Os cargos de técnico e profissional de enfermagem têm como requisito o ensino médio/técnico. Os demais exigem o nível superior completo, em áreas específicas.
A Fhemig ainda não divulgou a distribuição das vagas por cargo e especialidade. Segundo a Fundação, a assinatura do contrato com a FGV deve ocorrer nos próximos dias.
Como banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas será responsável por receber as inscrições em seu site, além de viabilizar e aplicar as etapas do concurso. Conforme informado pela Fhemig, a realização das provas está prevista para o primeiro semestre de 2023, ou seja, até junho.
De acordo com ele, serão disponibilizadas oportunidades para todos os 19 hospitais da instituição.
Secretário revela detalhes do novo concurso Fhemig
Em entrevista ao Bom dia Minas, da Rede Globo, o titular da Secretaria de Saúde destacou que será “um grande concurso para a Fhemig”.
“Desde 2016, nós não temos um concurso público da Fhemig, e o governador autorizou. Teremos um grande concurso para a Fhemig, e os médicos que são elogiados são médicos que realmente são muito competentes, de carreira, profissionais muito capacitados. E a gente vai agora, com esse novo concurso, deixar a Fhemig mais forte para a gente atender melhor”, disse o secretário no ano passado.
Segundo Fábio Baccheretti, devem ser contempladas as carreiras de técnico de enfermagem, enfermeiro, médico e fisioterapeuta.
“São 19 hospitais da Fhemig, todos serão contemplados (no concurso), a expectativa é que a gente consiga, então, com essa nova equipe – técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, fisioterapeuta – deixar a Fhemig com uma assistência ainda melhor”, afirmou.
A abertura do concurso Fhemig é esperada desde 2017, quando um aval foi concedido pelo governo estadual. Porém, em 2019, a Câmara de Orçamento de Finanças (COF) publicou um ofício circular que tornou sem efeito as autorizações concedidas e que não tinham sido implementadas até aquela data.
Desde então, a direção da Fundação tinha tratativas com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag MG) para que a próxima seleção para efetivos pudesse ser realizada.
Sem concurso público vigente e com a demanda crescente de todo o estado, a rede acaba sofrendo com a falta de pessoal. Para diminuir a carência, a Fhemig divulga editais de processos seletivos para contratações temporárias.
Veja como foram os últimos concursos para a Fhemig
O último concurso para efetivos da Fhemig ocorreu em 2016 com oferta de 45 vagas de médico pediatra. A organizadora foi a Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
Já em 2014, a fundação abriu concurso com 862 vagas distribuídas entre as carreiras de enfermeiro, técnico operacional de saúde, analista de gestão e assistência à saúde e médicos em várias especialidades.
Os inscritos foram avaliados por provas objetivas com 40 questões sobre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, conforme o cargo.
Os concorrentes a auxiliar administrativo também foram submetidos a prova discursiva, em que elaboraram um texto dissertativo sobre o tema proposto pela banca. Houve ainda análise de títulos e de experiência profissional.