O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação recebeu, em junho, autorização para realizar um novo concurso FNDE com 100 vagas. A oferta será para o cargo de especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais.
A escolaridade exigida é o nível superior. As remunerações iniciais são de R$4.633, incluindo o vencimento básico, gratificação e auxílio-alimentação de R$658. Os aprovados ainda poderão receber uma retribuição por titulação (especialização, mestrado ou doutorado).
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o FNDE informou que a comissão organizadora do concurso já foi formada. Um grupo de servidores foi designado para seguir com os preparativos para o edital.
Um desses trâmites é a contratação da banca organizadora, que, segundo o FNDE, já está em andamento. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições do concurso e aplicar as provas.
A partir da portaria autorizativa do concurso, publicada em junho, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação tem 180 dias para disponibilizar o edital. Isto é, até dezembro deste ano. O prazo mínimo entre o documento e as provas será de dois meses.
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação e Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável por autorizar os concursos federais, os esforços são para ter edital e provas ainda em 2023.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
FNDE tem autorização para realizar novo concurso com 100 vagas
(Foto: Ramiro Lucena/Folha Dirigida por Qconcursos)
O último concurso para o FNDE foi realizado há mais de dez anos. A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, destacou a importância das novas vagas autorizadas.
“É uma grande vitória para a educação do Brasil! Uma das primeiras medidas ao assumirmos a gestão do FNDE foi buscar o apoio da Secretaria Executiva do MGI quanto à necessidade urgente de realização de um novo concurso. O FNDE é um braço operacional fundamental junto ao Ministério da Educação (MEC). E há mais de 10 anos sem realização (o último havia sido em 2012), um concurso se fazia mais que necessário, se fazia fundamental”, disse.
Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Saiba como foi o último concurso FNDE
Em 2012, foi realizado o último concurso para ingresso no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A oferta foi de 140 vagas, distribuídas entre os seguintes cargos:
- técnico em financiamento e execução de programas e projetos educacionais (nível médio): 70 vagas;
- especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais (nível superior): 70 vagas.
O Cebraspe foi o organizador. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, provas discursivas e curso de formação.
No caso de especialista, que também estará no próximo concurso autorizado, as provas objetivas foram compostas por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
As disciplinas cobradas em 2012 para o cargo de especialista foram:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio lógico;
- Noções de Informática; e
- Atualidades.
Conhecimentos Específicos
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Orçamento Público; e
- Legislação.
Ainda não há informações sobre o conteúdo programático do novo edital.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!