Concurso Funsaúde CE sai em fevereiro e deve preencher 33 mil vagas
Concurso Funsaúde CE deve sair em fevereiro. Serão 11 mil vagas imediatas, mas pasta quer contratar até 33 mil profissionais da Saúde.
Autor:
Publicado em:11/01/2021 às 07:31
Atualizado em:11/01/2021 às 07:31
O concurso Funsaúde CE está próximo. O secretário de Saúde do estado, Dr. Cabeto, confirmou que o edital está previsto para ser publicado em fevereiro. Inicialmente, a oferta será de 11 mil vagas.
Além disso, a pasta quer formar um cadastro de reserva e projeta a contratação de até 33 mil profissionais durante o prazo de validade do próximo concurso.
A confirmação foi dada em entrevista concedida ao portal Diário do Nordeste. Segundo a reportagem, só para a categoria de médicos estão previstas cerca de seis mil vagas.
A Fundação de Saúde do Ceará (Funsaúde), criada recentemente, é responsável pela gerência dos serviços assistenciais no Estado. O concurso faz parte do Plano de Modernização da Saúde, lançado em 2019.
A relação completa de vagas ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que sejam concorridas oportunidades em todos os níveis de escolaridade. E tendo em vista que a fundação dará apoio em atividades técnico-administrativas, é esperado que o edital contemple cargos da área de apoio também.
Nos primeiros dois anos de funcionamento a Fundação deverá gerenciar os hospitais Geral de Fortaleza e de Messejana e outras unidades nas cinco macrorregiões de saúde do Ceará: Cariri, Fortaleza, Litoral leste, Norte e Sertão Central.
Somente para os hospitais Geral de Fortaleza e de Messejana deverão ser abertas 6 mil vagas. Em outra ocasião, o secretário também já havia informado que o estado está trabalhando para construir um plano de carreira para os novos profissionais de saúde que serão contratados.
Na entrevista mais recente ao Diário do Nordeste, Dr. Cabeto informou que a promessa do Governo do Estado é de que cinco unidades de alta complexidade estejam funcionando até o fim de 2022, em cinco macrorregiões, interior e Capital.
Além disso, o governador Camilo Santana prevê que todos os municípios sejam atendidos com Samu 24h no mesmo período. A ideia, então, seria que o crescimento do sistema desse conta de absorver os aprovados no concurso Funsaúde CE.
Nova fundação será coordenada pela Sesa CE
Sob a coordenação da secretaria de Saúde, a Funsaúde CE colocará em funcionamento o projeto de regionalização da Saúde do Ceará, que faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde lançada em agosto de 2019.
O estado vai transferir gradualmente seus serviços assistenciais para a entidade descentralizada, que terá a finalidade de apoiar as regiões de Saúde e gerir os serviços assistenciais.
Em mensagem enviada à Assembleia Legislativa, o governador Camilo Santana destacou ser “de suma importância que se dote a administração pública de figuras jurídicas descentralizadas, que proporcionem uma melhor capacidade de gestão, típica do direito privado, sem perder as necessárias garantias de controle público”.
A Fundação Regional de Saúde não será mantida pelo Estado, mas prestará serviço ao poder público mediante contrato, com autonomia para captar outras fontes de receitas.
O material de preparação da Folha Dirigida pode te ajudar: