Concurso Funsaúde CE: governador anuncia edital até janeiro
Concurso Funsaúde CE tem previsão de lançar edital até janeiro de 2021. Anúncio foi feito pelo governador nesta quarta-feira, 18.
Autor:
Publicado em:18/11/2020 às 12:41
Atualizado em:18/11/2020 às 12:41
O edital do concurso Funsaúde CE, que poderá oferecer cerca de 12 mil vagas, tem previsão para ser lançado até janeiro. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana, nesta quarta-feira, 18.
De acordo com ele, a secretaria de Saúde, a quem Fundação Regional de Saúde é subordinada, está finalizando os preparativos. E em breve ele se reunirá com o secretário da Pasta, Dr. Cabeto, para apresentar todo o planejamento.
Santana também disse que em breve eles vão divulgar as informações sobre número de vagas e cargos. Mas já adiantou que será um “grande concurso” e que haverá oportunidades para médicos de diversas especialidades, enfermeiros e outros.
“Até janeiro (está sendo finalizado pela Secretaria de Saúde) nós vamos lançar também um novo concurso para a Saúde do Estado. Nós criamos uma fundação pública de saúde e ela irá realizar um grande concurso para médicos, enfermeiros, várias especialidades médicas. Em breve estarei com o secretário Cabeto anunciando e apresentando todo o planejamento de número de vagas e especialidades.”
Nos primeiros dois anos de funcionamento a Fundação deverá gerenciar os hospitais Geral de Fortaleza e de Messejana e outras unidades nas cinco macrorregiões de saúde do Ceará: Cariri, Fortaleza, Litoral leste, Norte e Sertão Central.
E tendo em vista que o apoio será em atividades técnico-administrativas, é esperado que os novos editais contemplem cargos da área de saúde e também da área de apoio.
Somente para os hospitais Geral de Fortaleza e de Messejana deverão ser abertas 6 mil vagas. Ele também informou que o estado está trabalhando para construir um plano de carreira para os novos profissionais de saúde que serão contratados.
Funsaúde CE foi regulamentada em julho
O novo concurso Funsaúde CE foi confirmado pelo governador Camilo Santana em julho, na solenidade em que foi assinado o decreto que regulamentou o funcionamento da nova instituição, criada em março deste ano.
"Profissionais serão selecionados publicamente para cumprir a sua missão nos hospitais, nas policlínicas, em toda a estrutura de saúde pública do Ceará. Estamos dando passos importantes e esse momento de pandemia mostrou muitas cicatrizes de desigualdades no país. Vivemos num país que é um dos mais desiguais do planeta. Essa pandemia mostrou essa realidade, assim como mostrou a importância do Sistema Único de Saúde. Mais de 80% da população cearense utilizam o SUS.”
Também estavam presentes no evento o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, e o procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro.
A Fundação Regional de Saúde do Ceará foi criada em março, quando o Governador Camilo Santana sancionou a Lei nº 17.186/2020, que dispõe sobre um novo gerenciamento de serviços de saúde assistenciais do Ceará. A instituição vai atuar apoiando os municípios na execução dos seus serviços de saúde, com o objetivo de regionalizar esses atendimentos.
Futuro servidor, confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o seu concurso!