Concurso Goiânia-GO altera comissão e trabalha no contrato da banca
Com novos integrantes, a comissão do concurso Goiânia-GO trabalha na escolha da modalidade de contratação da banca organizadora
Autor:
Publicado em:06/11/2019 às 10:58
Atualizado em:06/11/2019 às 10:58
A Prefeitura de Goiânia, capital de Goiás, dá prosseguimento aos trâmites para o novo concurso do município. A comissão organizadora, no momento, define a modalidade de contratação da banca. A informação foi passada à FOLHA DIRIGIDA pela Secretaria de Administração.
O setor de licitações já recebeu propostas de diferentes organizadoras. Os integrantes da comissão verificam se o processo está em concordância com as normas e obrigações legais. A Universidade Federal de Goiás (UFC) organizou os últimos concursos da capital.
Isto é, recebeu as inscrições e aplicou as etapas, como provas objetivas. No último dia 29 de outubro, foi publicado no Diário Oficial uma alteração na comissão organizadora do concurso Goiânia-GO. Ao todo, duas servidoras foram dispensas da função, sendo substituídas por outros profissionais.
O novo concurso contemplará sete áreas distintas, incluindo guarda municipal. Os dados constam na portaria que nomeou a comissão, publicada no dia 3 de outubro. A Secretaria de Administração revelou à reportagem que diversas carreiras serão disponibilizadas, no âmbito da gestão Direta e autárquica.
A oferta do concurso será para as seguintes pastas:
Secretaria Municipal de Saúde;
Secretaria Municipal de Assistência Social;
Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia;
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos;
Secretaria Municipal de Educação e Esporte;
Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
O município, para tal, fez um levantamento de todas as áreas que apresentam carência de pessoal. Seja pela aposentadoria de servidores, mortes, exonerações ou desligamentos em geral.
O prazo para publicação do edital do concurso Goiânia-GO, porém, só será definido após a contratação da banca. A prefeitura se reunirá com a instituição para que possa fechar o cronograma, com as datas para inscrição e aplicação das provas.
A expectativa é que o edital seja publicado até o final do ano. Tendo em vista que essa é uma determinação do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). De modo que os servidores tomem posse em 2020.
Para a Secretaria de Assistência Social (Semas), a previsão é que o concurso traga a oferta de 505 vagas. A Assessoria de Imprensa da pasta informou que diferentes cargos serão contemplados. Como por exemplo, o de psicólogo, assistente social, nutricionista, entrevistador e para área administrativa.
Este será o primeiro concurso para efetivos da Assistência Social. Antes, o município só tinha feito seleções para profissionais temporários na pasta. Pela necessidade de suprir um quadro próprio, o prefeito Iris Rezende deu o aval a abertura do concurso.
Há dois anos, a Semas abriu seu último processo seletivo. O edital ofereceu 333 vagas temporárias. As chances foram distribuídas para os níveis fundamental, médio e superior. Os participantes foram selecionados por análise da experiência profissional e títulos, além de entrevista técnica, mediante análise de competência.
Em fevereiro de 2019, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia também solicitou a abertura de novo concurso para contratação de efetivos. A motivação foi o término do cadastro de aprovados para suprir o déficit de servidores, uma vez que o último edital foi publicado em 2016 com 4 mil vagas.