Concurso Guarda de Manaus AM: deputado cobra aumento do efetivo

O deputado Álvaro Campelo cobrou um novo concurso Guarda de Manaus AM para o aumento do efetivo, que conta, hoje, com 434 servidores.

Autor:
Publicado em:10/06/2021 às 09:20
Atualizado em:10/06/2021 às 09:20

Em discurso na sessão plenária da última terça-feira, 8,  na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual, Álvaro Campelo, cobrou um novo concurso Guarda de Manaus AM.

Segundo o deputado, é preciso aumentar o efetivo da Guarda Municipal de Manaus, que, atualmente, é de 434 servidores.

"Não podemos esperar que outro acontecimento como este, que ocorreu no último fim de semana, em que patrimônios públicos e privados foram destruídos. A Guarda Municipal faz parte da segurança pública e precisa de investimento e treinamento adequados", defendeu o deputado estadual.

Na ocasião, Álvaro Campelo também cobrou novos concursos AM, na área da Segurança.

"Tem que haver concurso público para a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, pois o efetivo está defasado há vários anos. É preciso que a atual administração corrija essa distorção", disse o deputado.

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Manaus é cobrada por parte dos parlamentares. Em fevereiro deste ano, o vereador Capitão Carpê Andrade solicitou ao prefeito David Almeida a realização do concurso Guarda de Manaus AM.

Em seu discurso no plenário, o parlamentar ressaltou a falta de segurança na cidade, assim como a precariedade na estrutura da GM.

"Neste fim de semana, guardas municipais foram torturados, agredidos e esfaqueados por bandidos, violência permitida porque nossa guarda não é armada", disse o parlamentar nas redes sociais após o discurso na Câmara.

A reestruturação da Guarda Municipal é uma promessa de campanha firmada pelo vereador em seu mandato. Segundo ele, atualmente a corporação conta com muitos agentes acima de 60 anos.

"Ou seja, nós temos uma Guarda Municipal abandonada e já com idade avançada, então nós precisamos reoxigenar", finalizou o vereador.

Concurso Guarda de Manaus é cobrado (Foto: Divulgação)
Deputado e vereador cobram concurso Guarda de Manaus
(Foto: Divulgação)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Guarda Municipal de Manaus
  • Cargos: guarda municipal
  • Vagas: a definir
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Status: solicitado ao governo

Último concurso Guarda de Manaus tem nove anos 

O último concurso Guarda de Manaus foi realizado há nove anos, em 2012. Na época, foram oferecidas 293 vagas mais o cadastro de reserva para a carreira.

O cargo foi destinado a candidatos com nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres). O salário, na época, era de R$900 mais benefícios, além do vale-transporte.

O concurso teve a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Já os candidatos foram avaliados por meio de quatro etapas, sendo elas:

  • prova objetiva;
  • avaliação médica;
  • exame psicológico; e
  • Teste de Aptidão Física (TAF).

Folha Cursos

A primeira fase do concurso foi a prova objetiva, com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Atualidades (20). Para ser aprovado, era preciso obter seis pontos ou mais no exame.

Os habilitados foram convocados para o TAF, que contou com: 

  • Teste dinâmico de barra - quatro flexões (homem) - sem limite
  • Flexão de braços em seis apoios - 22 flexões (mulher) - 60 segundos
  • Flexão abdominal - 30 flexões (homem) e 24 flexões (mulher) - 60 segundos
  • Corrida 2.400 metros (homem) e 2 mil metros (mulher) - 12 minutos

Os aprovados foram convocados ao longo do prazo de validade do concurso, que foi de dois anos, podendo chegar a quatro com a prorrogação.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por cargo

Por carreira