Veja outra resposta:

Ainda não há informações sobre o número de vagas, salários atuais e cronograma previsto.
Para que o edital seja publicado, a Prefeitura de Maricá ainda deve cumprir algumas etapas, como a formação da comissão organizadora e a escolha da banca.
Uma instituição será contratada como banca organizadora para receber as inscrições e aplicar as etapas aos candidatos.
O último concurso Guarda de Maricá RJ foi aberto em 2019. A oferta foi de 200 vagas para ambos os sexos. Os requisitos, na época, foram:
- ensino médio completo;
- idade entre 18 anos e 35 anos até o primeiro dia do período de inscrição; e
- Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B.
As remunerações foram R$2.449,13, composta pelo vencimento de R$1.749,38 e 40% de acréscimo de periculosidade. A jornada de trabalho foi de 40 horas por semana.
MétodoQ é a solução para você não estudar mais sozinho. Conheça AGORA!
Veja como foram as provas do último concurso Guarda de Maricá RJ
Com a organização da Coseac UFF, o concurso foi composto por prova objetiva, prova de aptidão física, exame psicotécnico e exame médico. Houve ainda curso de formação profissional e investigação social.
Na parte objetiva, foram cobradas 50 questões sobre:
- Língua Portuguesa (10 questões);
- Raciocínio Lógico e Noções de Informática (10 questões); e
- Conhecimentos Específicos (30 questões).
Na parte específica, as matérias foram de:
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Penal;
- Noções Direito Processual Penal;
- Noções de Direitos Humanos; e
- Legislação Específica.
Foram eliminados os candidatos que obtiveram nota zero em qualquer uma das disciplinas e aqueles cuja pontuação foi inferior a 50%, em uma escala de avaliação que foi de zero a 100.
→ Resolva as questões da última prova para Guarda de Maricá RJ e teste seus conhecimentos!
Vereadores aprovam armamento da Guarda de Maricá RJ
Na terça-feira, 9 de setembro, a Câmara de Vereadores de Maricá, aprovou em segunda votação, o projeto de lei que autoriza o armamento da Guarda Municipal.
O texto agora segue para sanção do prefeito Washington Quaquá.
"Nós aprovamos hoje, na Câmara Municipal de Maricá, o armamento da Guarda Municipal em segunda votação. Isso significa que a nossa guarda está autorizada a ser armada. Nós seguiremos todos os protocolos para que os agentes sejam treinados pelo BOPE. Faremos de Maricá a cidade mais segura do Brasil trabalhando em conjunto com todas as forças de segurança”, afirmou o prefeito.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, os agentes passarão por um rigoroso processo de treinamento, feito em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Além do efetivo regular, será criado o Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), composto por cerca de 150 guardas municipais.
O uso de câmeras corporais será obrigatório para todos os agentes armados, como maneira de garantir transparência nas abordagens. A fiscalização do uso de armas será realizada pela Corregedoria Interna da Guarda Municipal e pelo Ministério Público.
A Guarda Municipal de Maricá conta hoje com cerca de 420 agentes. Os novos servidores já devem ingressar na corporação com treinamento específico para uso de armas.
Concurso Maricá RJ também está previsto para Sanemar
Outro concurso previsto em Maricá RJ é para Companhia de Saneamento do Município (Sanemar). O edital deve ser publicado ainda este ano, de acordo com a prefeitura.
Nesse caso, os preparativos estão mais avançados. A Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF) está contratada, desde 2022, como a banca organizadora do concurso.
O contrato com a banca foi renovado este ano. Segundo a organizadora, inicialmente, estão previstas de 70 a 80 vagas imediatas para diversos cargos de níveis médio, técnico e superior.
