Nesta quarta, 15, o cronograma do concurso também passou por retificação. O processo de avaliação biopsicossocial para pessoas com deficiência, previsto para janeiro, foi adiado para o mês de junho.
Veja o novo cronograma das etapas:
- Convocação para a heteroidentificação e para a realização da avaliação biopsicossocial para PCD: 11 de junho;
- Realização da heteroidentificação e período de realização da avaliação biopsicossocial para PCD: 15, 16, e 17 de junho;
- Resultado preliminar da heteroidentificação e resultado preliminar da avaliação biopsicossocial para PCD: 20 de junho;
- Recurso ao resultado preliminar da heteroidentificação recurso ao resultado preliminar da avaliação biopsicossocial para PCD: 23 e 24 de junho;
- Resultado do recurso ao resultado preliminar da investigação social, resultado do recurso ao resultado preliminar da heteroidentificação e preliminar da avaliação biopsicossocial para PCD e resultado preliminar do concurso: 26 de junho;
- Recurso ao resultado preliminar do concurso: 27 e 28 de junho;
- Resultado final do concurso: 1º de julho.
Mais de 70 mil pessoas se inscrevem no concurso Guarda de Niterói RJ
(Foto: Divulgação)
O restante do cronograma está mantido, incluindo as provas objetivas no dia 16 de março.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Concurso Guarda de Niterói RJ tem 209 vagas de nível médio
O concurso oferece 209 vagas imediatas para guarda civil municipal, além da formação para cadastro de reserva.
O cargo exige o ensino médio completo e a altura mínima de 1,55m, para mulheres, e 1,60m, para homens.
O limite de altura era maior, no entanto, o edital foi retificado para atender aos entendimentos firmados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A altura mínima será critério eliminatório no exame antropométrico. Assim, candidatos que não atenderem a essa exigência, mesmo que aprovados em outras etapas, não poderão realizar a prova de capacidade física.
A remuneração inicial será de R$4.858,28, sendo composta pelo vencimento base, gratificação de risco de vida e gratificação por regime especial de trabalho, incidindo, ainda, auxílio-alimentação e auxílio-transporte.
Há também um adicional de formação para quem faz graduação e pós-graduação e custeio para uniforme, duas vezes por ano.
Prova do concurso GM Niterói RJ terá 100 questões
A prova objetiva consistirá na primeira etapa do concurso Guarda de Niterói RJ. A aplicação está marcada para o dia 16 de março, no próprio município.
Os candidatos terão que responder a 100 questões, sendo exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa: 30 questões;
- Conhecimentos Básicos de Direito (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal/Processo Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto Geral das Guardas Municipais, Legislação de Trânsito e Sistema Único de Segurança Pública): 50 questões;
- Conhecimentos Básicos de Informática: 10 questões; e
- Conhecimentos do Município de Niterói: 10 questões.
A avaliação será realizada no turno da tarde, com fechamento dos portões às 13h45.
Para ser considerado aprovado, o concorrente deverá:
- obter no mínimo 50 dos 100 pontos possíveis na prova;
- obter pelo menos 50% dos pontos da disciplina de Conhecimentos Básicos de Direito (mínimo de 25 pontos); e
- obter pelo menos 40% dos pontos de cada uma das demais disciplinas:
- Língua Portuguesa: mínimo de 12 pontos;
- Conhecimentos de Informática: mínimo de 4 pontos; e
- Conhecimentos do Município de Niterói: mínimo de 4 pontos.
O concurso também terá as etapas de: exame antropométrico e prova de capacidade física; exame psicotécnico; exame médico; e investigação social e documental.
Os aprovados deverão participar ainda de um curso de formação profissional, com duração prevista de três meses e exigências de desempenho e de frequência.
Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.
Secretário fala sobre uso do cadastro de reserva do concurso
Em entrevista publicada no site do Instituto Selecon, banca do concurso, o secretário de Ordem Pública de Niterói, coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, afirmou que já existem mais vagas para preenchimento do que as que constam no edital.
Com isso, segundo ele, o cadastro de reserva deverá ser utilizado.
"Hoje já temos cerca de 280 vagas abertas e com expectativa de um aumento em um curto prazo face ao número de guardas civis municipais que estão frequentado cursos em outras forças. Esse número (209 vagas) era o que tínhamos oficialmente quando iniciamos o processo do concurso, em 2023, mas hoje já temos mais vagas", explicou o secretário.
Ele ainda mencionou que, no último concurso Guarda de Niterói RJ, realizado em 2019, todos os classificados foram chamados.
"Usamos todo o cadastro de reserva em função do crescimento da Guarda. Nesse período, tivemos a reposição natural do efetivo e também um aumento no número de vagas em função de uma nova lei que alterou o número de guardas na corporação, passando de cerca de 714 para 1000. Com isso, no total, foram mais de 390 convocados no concurso de 2019 para o cargo de Guarda Municipal e ainda continuamos com vagas remanescentes, tanto que abrimos logo em seguida um processo que deu origem ao concurso atual, com uma previsão inicial de mais de 200 vagas".
O secretário deixou a seguinte mensagem a todos que irão prestar o concurso:
"A Guarda Civil é um caminho muito interessante para que você contribua para uma sociedade melhor e é isso que pretendemos para nós, para nossa família, para nossos amigos, para os nossos filhos. Isso pode ter a sua participação! Você pode fazer parte dessa mudança aqui Guarda Civil Municipal de Niterói".