Concurso Guarda de Nova Iguaçu-RJ: secretário garante retomada
Secretário de Segurança garante retomada do concurso para Guarda de Nova Iguaçu e novo cronograma pós pandemia.
Autor:
Publicado em:03/06/2020 às 07:35
Atualizado em:03/06/2020 às 07:35
O concurso da Guarda de Nova Iguaçu-RJ será retomado em breve. Quem garante é o secretário de Segurança Pública do município, Igor Porto. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, ele afirmou que logo após o fim das medidas restritivas de combate ao Coronavírus será retomada a seleção com a divulgação do novo cronograma.
“Infelizmente a pandemia nos obrigou a suspender temporariamente as atividades do concurso. Mas, a prova será realizada. Em breve iremos divulgar o novo cronograma. Porém, neste momento, nosso maior objetivo é preservar vidas e a segurança de todos”, destacou o secretário de Segurança.
Igor Porto recomendou aos candidatos aproveitarem a quarentena, na medida do possível, para se preparar para as provas.
“Já que ficar em casa é o nosso maior dever agora, os candidatos podem aproveitar esse tempo para estudar mais ainda os conteúdos que serão cobrados na prova. Tenho certeza que isso vai deixá-los mais preparados e seguros para participar da seletiva”, disse.
E, de fato, é fundamental que os inscritos mantenham uma rotina de estudos ao longo desse período, tendo em vista a grande concorrência. Com oferta de 200 vagas, o concurso para Guarda Municipal de Nova Iguaçu reúne 31.238 inscritos, sendo:
6.827 mulheres disputando 30 vagas (relação de 227,5 candidatos/vaga);
Ao todo, o concurso da GM de Nova Iguaçu terá três etapas. A primeira delas, a prova objetiva, provavelmente será aplicada somente em meados do segundo semestre. Ela será composta por 40 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (cinco) e Conhecimentos Específicos (25).
Para ser aprovado será preciso acertar, no mínimo, 50% dos pontos da avaliação. A segunda etapa do concurso será um teste de aptidão física (TAF), para os mais bem classificados na prova objetiva.
Serão convocados os habilitados com as melhores notas na avaliação de múltipla escolha, na quantidade de duas vezes e meia o número de vagas (212ª para o sexo masculino e 37ª para o feminino), incluindo os aprovados empatados com a mesma pontuação.
O TAF consistirá na realização de quatro avaliações, assim divididas: avaliação de flexão de braço (masculino)/apoio de frente (feminino) em um minuto; avaliação de abdominal em um minuto; avaliação de corrida de 12 minutos; e tiro de 50 metros.
A última etapa será o curso de formação. Das 200 vagas oferecidas, 100 são imediatas, sendo 15 para mulheres e as outras 85 para homens. As outras 100 são para a formação de um cadastro de reserva, com a mesma distribuição entre os sexos masculino e feminino.
O cargo de guarda exige nível médio e tem salário inicial é de R$1.651,95. O prazo de validade da seleção é de dois anos, podendo dobrar. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário.
Guarda de Nova Iguaçu tem porte de armas?
Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, em janeiro, Igor Porto falou sobre o porte de armas. A corporação tem uma emenda dos vereadores que autoriza o Executivo a armar a Guarda de Nova Iguaçu, criada em 2019.
Segundo o secretário de Segurança, com essa emenda há a previsão em lei para que os guardas possam usar armamento durante o exercício da função. No entanto, nem todos os aprovados terão este direito, que será dado após uma seleção específica.
"A nossa legislação já prevê o armamento. A obrigatoriedade a todos não se faz inerente. Haverá uma seleção posterior para conseguirmos capacitar aqueles que estarão aptos a portar arma.
Os aprovados na seleção farão parte de um grupo especializado da Guarda Municipal de Nova Iguaçu. Ainda de acordo com Igor Porto, o porte de armas tem o suporte da Polícia Federal.
São grupamentos táticos e específicos da Guarda que poderão portar. Temos todo um amparo e orientações da Polícia Federal. Nem todos serão selecionados para ter esse porte", disse o secretário.