Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: dicas de Língua Portuguesa

Concurso Guarda de São Gonçalo-RJ oferece 160 vagas, sendo 40 imediatas e 120 em cadastro. Podem concorrer candidatos de nível médio.

Autor:
Publicado em:22/07/2020 às 05:00
Atualizado em:22/07/2020 às 05:00

O professor afirma também que o Instituto Selecon costuma destinar dois terços da prova para questões de gramática e um terço para interpretação e compreensão de textos.

“No entanto, o mais interessante é que mesmo as questões gramaticais são retiradas do texto. Então uma leitura redobrada do texto pode ajudar tanto na questão de interpretação/compreensão, quanto nas gramaticais. Assuntos como conjunção, morfologia, ortografia estão sempre presentes nas provas elaboradas pelo Instituto Selecon”, afirmou.

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Jonacir Rodrigues acredita que, das 15 questões da prova, quatro serão de interpretação e compreensão de texto. Já as outras 11 sobre gramática.
 

“Eu arriscaria em duas questões de conjunção, uma de ortografia, uma de período composto por coordenação ou subordinação, uma de reescritura, uma de morfologia, uma de significado contextual, uma de verbo, uma de concordância verbal, uma de pontuação e uma de correspondência oficial.”


+ Concurso PRF TAF: saiba como se preparar adequadamente
 

Concurso Guarda de Niterói RJ pode ser guia para estudo


Para o professor Jonacir Rodrigues, a prova para guarda municipal de São Gonçalo deverá ser bastante similar à de guarda municipal de Niterói, que também foi aplicada pelo Instituto Selecon.
 

“Creio que as questões seguirão a mesma linha”, disse.


O professor reforça a necessidade de os candidatos realizarem muitos exercícios durante a preparação, sobretudo provas anteriores.
 

“Façam bastantes questões de concursos anteriores, sobretudo, os mais recentes. O Instituto Selecon mantém a mesma linha de questão. Fiquem atentos à leitura do texto. Como eu disse, não só as questões de interpretação e compreensão textual, como também as questões gramaticais dependem de uma boa leitura do texto”, finalizou

"banca prioriza gramática", diz professor (Foto: Divulgação)
"banca prioriza gramática", diz professor (Foto: Divulgação)

Inscrições no concurso Guarda de São Gonçalo RJ até 2 de agosto


Para se inscrever será preciso preencher o formulário, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa, de R$80, até o dia 3 do mesmo mês, em qualquer agência bancária.

Está prevista para 12 de agosto a divulgação, no site do Instituto Selecon, do cartão de confirmação de inscrição, que informa os locais e horário da prova objetiva, programada para acontecer no dia 16 do mesmo mês.

Não havendo disponibilidade de locais suficientes ou adequados em São Gonçalo, a avaliação poderá ser realizada também no Rio de Janeiro e em municípios limítrofes.
 

+ Concurso PRF: 'Venha integrar!', diz ministro André Mendonça


A prova objetiva será composta por 80 questões, distribuídas da seguinte forma: 15 de Português, 20 de Noções de Direito (Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo), 15 de Legislação Extravagante, dez de Informática e 20 de Conhecimentos Específicos (Sistema Único de Segurança Pública, Estatuto das Guardas Municipais e Estatuto dos Servidores de São Gonçalo).

Conhecimentos Específicos terão peso dois, já as demais disciplinas, peso um. Para obter a aprovação, o candidato deverá conseguir, ao menos, 50% dos pontos e não zerar nenhuma das matérias do concurso.

A segunda etapa do concurso será o exame de aptidão física (EAF), onde os 160 primeiros colocados na prova objetiva (incluindo os empatados na última posição) serão convocados para essa fase, prevista para ocorrer no dia 12 de setembro.
 

+ Concurso PRF: professor orienta como iniciar preparação


Na ocasião, os candidatos realizarão flexão abdominal e de cúbitos (braços) e corridas de velocidade e resistência. Os aprovados passarão ainda por exame de aptidão física, avaliação psicológica, exames médicos, investigação social e curso de formação.

As contratações ocorrerão pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego. O objetivo da prefeitura é de que os interessados iniciem as suas atividades logo após a conclusão do curso de formação.