Concurso Guarda de São Gonçalo-RJ: edital sai até o próximo dia 8

O concurso Guarda de São Gonçalo-RJ já tem previsão para publicar o edital. A previsão é que o documento saia até o próximo dia 8 de maio.

Autor:
Publicado em:28/04/2020 às 14:54
Atualizado em:28/04/2020 às 14:54

Novidades para aqueles que querem participar do concurso São Gonçalo-RJ, com 150 vagas de guarda municipal da Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

A comissão responsável pela seleção e o Instituto Selecon (organizador) estão concentrando todos os esforços para divulgar o edital até a próxima sexta-feira, dia 8. Tão logo o documento seja liberado, será publicado pela FOLHA DIRIGIDA Online.

A prefeitura ainda não divulgou o cronograma do concurso, mas, como o edital sairá nos próximos dias, tudo indica que as inscrições serão abertas ainda no mês de maio, no site do Instituto Selecon. O valor da taxa ainda será informado.

Das 150 vagas, 40 serão imediatas e 110 em cadastro de reserva, para serem utilizadas durante o prazo de validade do concurso, que deverá ser dois anos, podendo dobrar. Para concorrer será preciso ter o nível médio.

Na seleção passada, realizada em 2011, as oportunidades foram abertas a candidatos de ambos os sexos, e não houve exigência de altura e idade. É possível que isso se repita no novo concurso.

A remuneração ainda não foi informada pela Prefeitura de São Gonçalo, mas de acordo com o plano de cargos e salários dos servidores do município, o vencimento-base é de R$836,20, mas sobre esse valor ainda incidem gratificações e vantagens pecuniárias. A carga de trabalho deverá ser de 40 horas semanais.

Ainda não se sabe se os contratados poderão trabalhar em regime de escala. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário (garantia de estabilidade). As provas do concurso certamente ocorrerão após a pandemia do novo coronavírus estiver controlada e as medidas restritivas de combate à doença serem revogadas. 

Concurso Guarda de São Gonçalo RJ deve ter edital publicado em maio
(Foto: Girley Oliveira)

Último concurso Guarda de São Gonçalo RJ foi em 2011

O último concurso da Guarda do município da Baixada Fluminense ocorreu há quase dez anos, em 2011. A oferta foi de 50 vagas, e a Fundação Ceperj era a organizadora.

Os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e a um teste físico. O exame de múltipla escolha foi composto por 40 questões, que versaram sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Legislação de Trânsito.

Para ser aprovado, foi preciso obter 50% do total de pontos da prova. Os convocados para a prova física realizaram três atividades: flexão e extensão de braços e antebraços; teste de sinuosa e corrida/caminhada de resistência aeróbica. 
 

Confira como foram os testes

Teste 1 - Flexão e Extensão de Braços e Antebraços

Homens

O teste foi realizado em local firme, plano e horizontal, com uma única tentativa.

Execução do exercício: Posição inicial com peito apoiado no solo, braços na largura dos ombros e flexionados, com os cotovelos próximo ao corpo, palmas das mãos no chão, dedos voltados para frente, corpo na horizontal e pés unidos.

► Concursos abril 2020: mais de 16 mil vagas abertas em diversas áreas

O executante realiza extensões e flexões com ambos os braços, sem, no entanto, tocar o solo com o corpo (distância de 10cm do solo), a não ser a parte especificada (pontos de contato - mãos e pés), mantendo o alinhamento das pernas e da coluna.

Mulheres

O teste foi realizado em local firme, plano e horizontal, com uma única tentativa.

Execução do exercício: Posição inicial com joelhos apoiados no solo, braços estendidos, palmas das mãos apoiadas no solo, dedos voltados para frente, braços na largura dos ombros. Os candidatos tiveram que flexionar os braços e, sem apoiar o tronco ou as coxas no solo, descer uniformemente, com as colunas cervical, torácica e lombar em alinhamento, até a distância de 10cm do solo, retornando à posição inicial.


Teste 2 - Teste de Sinuosa

O teste objetivou avaliar a agilidade, em que os principais fatores influenciadores foram força, velocidade, flexibilidade e coordenação. Foi permitida uma única tentativa.

Execução do exercício: ao sinal sonoro do examinador, o candidato teve que percorrer um trajeto sinuoso demarcado por cinco estacas, distantes 1,50 metros entre si, estando a primeira a 3 metros da partida.

O candidato deveria sair de uma posição antes da linha de partida e fazer o trajeto correndo, nos sentidos de ida e volta, ultrapassando os obstáculos sinuosamente, cruzando a linha de chegada ainda correndo. Foi medido o tempo gasto para realizar o percurso.
 

Teste 3 - Teste de Cooper

O teste foi realizado em pista aferida de 400 metros, demarcada em frações de 100 metros, usando-se cronômetro para controle do tempo. Foi permitida uma única tentativa.

Execução do exercício: ao sinal sonoro do examinador, o candidato precisou percorrer, caminhando ou correndo, a maior distância possível, no tempo de 12 minutos. Ao final do teste, o examinador soou o apito para que os candidatos parassem de correr e apenas andassem no sentido perpendicular da pista, no ponto onde estavam ao escutarem o som do apito.