Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: orientações sobre Processo Penal

Para professor, candidatos do concurso Guarda de São Gonçalo RJ devem aproveitar tempo extra para revisar matérias e fazer muitas questões.

Autor:
Publicado em:07/10/2020 às 13:27
Atualizado em:07/10/2020 às 13:27

Professor acredita em 5 questões de Processo Penal


O concurso Guarda de São Gonçalo RJ aplicará a prova objetiva quando a pandemia do novo Coronavírus estiver controlada. No entanto, Quem busca uma vaga segue na preparação para a avaliação.

O exame tem previsto no edital a cobrança de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Administrativo. Essas disciplinas irão abranger 20 questões da prova. Mas o professor aponta quantas questões deve conter a matéria de Direito Processual Penal.
 

"Fazendo uma análise estatística das provas do Instituto Selecon, creio que deverão vir entre três a cinco questões de Direito Processual Penal."

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Em relação aos tópicos da disciplina de Direito Processual Penal que podem ser cobrados na próxima prova do concurso Guarda de São Gonçalo RJ, o especialista destaca alguns pontos importantes sobre seleções para guardas municipais.

Para o professor, os concursos da área têm passado por algumas alterações e que isso se deve a valorização da função.
 

"As matérias de Direito ganharam força. Hoje quem estuda para os concursos de guardas municipais acaba estudando para os diversos concursos de carreiras policiais como o da Polícia Civil-RJ, por exemplo."


Quanto aos assuntos que podem ser abordados na prova, Ismael Souto listou os conteúdos que acredita que possam estar nas questões do exame, ainda sem uma nova data definida.
 

"Há três assuntos de Direito Processual Penal no edital (Inquérito Policial, Provas e Prisão em Flagrante) que a banca não tem o hábito de trabalhar . Ela geralmente trabalha com a Lei Maria da Penha e com Lei dos Juizados Especiais Criminais, ambas leis Processuais Penais Especiais, mas isso não ocorre somente com a banca Selecon, mas também com bancas que realizar outros concursos para guardas municipais. Em terceiro lugar, concluo que o mais correto seria a banca cobrar algo com pertinência temática ao cargo. Se isso ocorrer, ela teria de dar ênfase ao tema de Prisão em Flagrante e subsidiariamente ao tema Provas, mas nem sempre isso ocorre. Então oriento que estudem os três assuntos por igual."


Perfil do Selecon em Direito Processual Penal


Sobre o perfil do Instituto Selecon em Direito Processual Penal no concurso Guarda de São Gonçalo RJ, o especialista tranquiliza e diz que o organizador costuma elabora uma prova tranquila.

No entanto, chama a atenção para o alto número de inscritos na seleção e que isso pode influenciar na elaboração das questões da prova.
 

"A banca normalmente elabora uma prova tranquila. Ela dá uma ênfase maior na cobrança da literalidade da lei, que tem 80% de incidência, os outros 20% são divididos entre cobrança doutrinária e jurisprudencial. Mas não podemos esquecer que o número de inscritos do concurso foi alto e com isso, a banca deverá elaborar uma prova um pouco mais difícil para separar os “homens” dos “meninos”."


Quanto ao material que pode servir como guia para os estudos, Ismael Souto orienta os candidatos a buscarem apoio em conteúdos cobrados em concursos para otras guardas e Polícias Civis e Militares.
 

"Tendo em vista a atipicidade desta prova quanto ao conteúdo programático, eu sugiro que os candidatos peguem esses três temas de Direito Processual Penal e busquem questões desses assuntos em concursos de Guardas Municipais e em concursos de Polícias Civis e Militares."

Professor aponta assuntos que acredita que possam cair na prova do concurso Guarda de São Gonçalo RJ (Foto: Divulgação)
Professor aponta assuntos podem cair na prova do concurso Guarda de São Gonçalo RJ
(Foto: Divulgação)

 

Confira a entrevista na íntegra!
 

FOLHA DIRIGIDA - NO CONCURSO PARA GUARDA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO, HAVERÁ 20 QUESTÕES DE NOÇÕES DE DIREITO (DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO PENAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL E DIREITO ADMINISTRATIVO). QUANTAS O SENHOR ACREDITA QUE SERÃO DESTINADAS A DIREITO PROCESSUAL PENAL?

Ismael Souto → Fazendo uma análise estatística das provas do Instituto Selecon, creio que deverão vir entre três a cinco questões de Direito Processual Penal.


QUAIS SÃO OS TÓPICOS DO PROGRAMA QUE O SENHOR ACREDITA QUE TÊM MAIS CHANCES DE SEREM COBRADOS NA PROVA?

Ismael Souto → Em primeiro lugar, quero destacar que os conteúdos programáticos dos concursos para as guardas municipais têm sofrido alterações nos últimos anos. Essas alterações estão ocorrendo em virtude da valorização do papel das guardas.

Antigamente eram exigidas disciplinas como Matemática, Português, História e Geografia. Hoje em dia, isso mudou, e as matérias de Direito ganharam força. Hoje quem estuda para os concursos de guardas municipais acaba estudando para os diversos concursos de carreiras policiais como o da Polícia Civil-RJ, por exemplo.
 

Em segundo lugar, há três assuntos de Direito Processual Penal no edital (Inquérito Policial, Provas e Prisão em Flagrante) que a banca não tem o hábito de trabalhar . Ela geralmente trabalha com a Lei Maria da Penha e com Lei dos Juizados Especiais Criminais, ambas leis Processuais Penais Especiais, mas isso não ocorre somente com a banca Selecon, mas também com bancas que realizar outros concursos para guardas municipais.


+ Leia também → Concurso PC RJ: entrevista exclusiva com inspetor de polícia
 

Em terceiro lugar, concluo que o mais correto seria a banca cobrar algo com pertinência temática ao cargo. Se isso ocorrer, ela teria de dar ênfase ao tema de Prisão em Flagrante e subsidiariamente ao tema Provas, mas nem sempre isso ocorre.

Então oriento que estudem os três assuntos por igual.
 

QUAL O PERFIL DE PROVA ELABORADA PELO INSTITUTO SELECON?

Ismael Souto → A banca normalmente elabora uma prova tranquila. Ela dá uma ênfase maior na cobrança da literalidade da lei, que tem 80% de incidência, os outros 20% são divididos entre cobrança doutrinária e jurisprudencial.
 

Mas não podemos esquecer que o número de inscritos do concurso foi alto e, com isso, a banca deverá elaborar uma prova um pouco mais difícil para separar os “homens” dos “meninos”.


Leia também → O que pode ajudar na preparação para o próximo concurso PF?
 

A PROVA DO CONCURSO FOI ADIADA EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E AINDA NÃO EXISTE UMA DATA PREVISTA. COMO FAZER BOM USO DESSE TEMPO EXTRA? O QUE O CANDIDATO DEVE E PRECISA FAZER PARA NÃO PERDER O FOCO NA PREPARAÇÃO E CAIR NO DESÂNIMO?

Ismael Souto → Quero lembrar da teoria do copo. Para alguns, o copo está meio vazio; para outros, o copo está meio cheio.
 

Logo, tudo depende do ponto de vista do candidato. Se ele for otimista e tiver foco, ele utilizará esse tempo para se aperfeiçoar e buscar aprimorar seu conhecimento. Se ele for um candidato pessimista, ele só irá reclamar e não utilizará desse tempo.


Para fazer um bom uso desse tempo extra, sugiro que os candidatos anotem suas horas diárias disponíveis para estudos e estabeleçam metas a serem cumpridas, mas elas não podem ser muito difíceis de serem executadas.

Eles devem ter seus momentos de lazer caso cumpram as metas já estabelecidas.
 

QUAIS PROVAS ANTERIORES E SIMILARES OS CANDIDATOS PODEM FAZER USO DURANTE A PREPARAÇÃO?

Ismael Souto → Tendo em vista a atipicidade desta prova quanto ao conteúdo programático, eu sugiro que os candidatos peguem esses três temas de Direito Processual Penal e busquem questões desses assuntos em concursos de Guardas Municipais e em concursos de Polícias Civis e Militares.
 

QUAIS OUTRAS ORIENTAÇÕES PODE DEIXAR PARA OS CANDIDATOS?

Ismael Souto → A primeira seria: motivação não é bobeira. Os candidatos devem procurar manter-se motivados. Há diversos vídeos motivacionais na internet, e assistir a eles levanta um pouco o moral dos candidatos.

A segunda dica é que os futuros guardas municipais esqueçam os celulares na hora de estudar e que os coloquem bem longe na hora de papirar (estudar).
 

A terceira dica, mas não menos importante, é sobre a preparação para o teste físico. A quarta dica seria para que organizem os estudos tendo sempre um ciclo de teoria, exercícios e revisão, tendo em vista que o conteúdo é um pouco extenso, e aquilo que foi estudado no início, precisa ser revisado.