A informação foi confirmada pela própria Casa, em nota.
O texto do PL indica a criação 485 cargos de guarda municipal. Estes, que devem ser somados ao efetivo para possibilitar a oferta de 1.000 vagas no próximo concurso público, já confirmado. O projeto ainda cita a criação de 109 vagas de subinspetores.
"De acordo com o Executivo, a intenção é viabilizar a realização de concurso público para o provimento de até mil vagas para o cargo de Guarda Municipal", diz a Casa.
Segundo a Câmara, o projeto recebeu duas emendas: uma retirada de pauta pelo próprio autor e outra rejeitada pela maioria da comissão.
O órgão ainda explicou que a matéria foi aprovada pela comissão conjunta de Constituição e Orçamento, em regime de urgência, incluído extrapauta e aprovado em primeira discussão. O próximo passo é ser apreciado em segunda discussão e redação final nas sessões subsequentes.
A criação das vagas não deve atrasar os preparativos, que, inclusive, avançaram esta semana. A banca organizadora foi definida e será o Idecan. O nome da banca foi divulgado pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã e confirmado por fontes da Folha Dirigida.
Segundo apdurou a reportagem, a assinatura do contrato está iminente e deve agilizar ainda mais os trâmites.
Como foi o último concurso Guarda de Fortaleza CE?
A Guarda Municipal de Fortaleza não realiza concurso desde 2013, quando também foram oferecidas 1.000 vagas. A banca organizadora foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
A jornada de trabalho era de 180 horas mensais, com salários variáveis de R$1.652 a R$1.923.
Os candidatos foram avaliados por três etapas de seleção, sendo a primeira composta por prova objetiva. A avaliação versou por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, somando 50 questões, sendo elas:
Língua Portuguesa - 15 questões;
Conhecimentos sobre Fortaleza - cinco questões;
Atualidades - cinco questões;
Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal - 12 questões;
Legislação Municipal - sete questões; e
Legislação Específica - seis questões.
Na segunda etapa, foram realizadas as fases de exame médico e o exame toxicológico. Já na terceira, o candidato é convocado para oa avaliação psicológica, investigação social, avaliação de capacidade física e o curso de formação.