O secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke, afirmou que um novo concurso para Guarda Municipal está em estudo. A autorização para as vagas será debatida com o prefeito Chico Brasileiro.
“Iniciaremos a conversa com o prefeito Chico brasileiro em relação à possibilidade de um novo concurso público para GM de Foz”, disse o titular da pasta.
Outras melhorias também estão previstas na estrutura física da instituição, com a aquisição de novas viaturas. A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, no Paraná, completa 28 anos de atuação nesta quinta-feira, 5.
Responsável pela proteção do patrimônio público, a Guarda tem um papel importante no combate à criminalidade na fronteira.
Atualmente, são mais de 250 servidores que atuam em todos os bairros da cidade, oferecendo um atendimento de qualidade à população iguaçuense.
“Quero parabenizar todos os componentes - homens e mulheres - Guarda Municipal. É uma instituição que ao longo deste tempo tem se desenvolvido e contribuído significativamente para reduzirmos os índices de violência do município. A GM tem cuidado e protegido da sociedade, e feito um papel muito relevante para Foz do Iguaçu”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.
Apenas em 2021, a Guarda Municipal de Foz atendeu o total de 8.759 ocorrências. Foram realizadas 58.974 rondas e vistorias em prédios públicos e 6.832 atendimentos através dos telefones 153 e 199.
Os guardas são responsáveis por exercer a vigilância sobre os bens públicos, garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do Município e prestar colaboração à Defesa Civil.
► Entre para o canal da Folha Dirigida no Telegram e receba todas as notícias sobre concursos públicos
Último concurso Guarda de Foz do Iguaçu PR foi em 2003
Desde 2003, a Prefeitura de Foz do Iguaçu não realiza concursos para ingresso na Guarda Municipal. O último edital trouxe a oferta de 50 vagas, sendo 35 para homens e 15 para mulheres.
Para se candidatar foi preciso atender aos seguintes requisitos:
- Idade igual ou superior a 18 anos, completos até a data da posse;
- Primeiro Grau completo até a data da posse;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em qualquer categoria.
O concurso foi composto pelas seguintes etapas: Prova Escrita de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório; Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação de Conduta e Exame Médico Admissional, todos de caráter eliminatório.
Por sua vez, a Prova Escrita de Conhecimentos teve 50 questões de múltipla escolha, divididas em: 15 questões de Legislação Específica; 15 de Conhecimentos Gerais e Atualidades; 10 de Língua Portuguesa; cinco de Matemática e cinco de Conhecimentos Gerais de Foz do Iguaçu e do Estado do Paraná.
Já na Prova de Aptidão Física foram cobrados os exercícios de: Corrida de Resistência; Corrida de Velocidade; Salto à Distância; Equilíbrio; e remador.