Concurso Guarda de Manaus AM: prefeito revela prazo para edital
Prefeito de Manaus anuncia que o edital do concurso da Guarda Municipal deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. Confira!
Autor:
Publicado em:07/02/2023 às 15:47
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
O concurso Guarda de Manaus AM está confirmado e já tem previsão de edital. O lançamento está programado para acontecer ainda no primeiro semestre de 2023, de acordo com o prefeito David Almeida.
O prazo foi passado na última segunda-feira, 6, durante cerimônia que marcou o início dos trabalhos do legislativo municipal.
Na Câmara Municipal de Manaus, o prefeito fez a leitura da mensagem anual e do plano de metas para o ano de 2023. O lançamento do edital do concurso da Guarda Municipal está entre as ações, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Pública e Social (Semseg).
Também foi anunciado o novo concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com vagas para professores, pedagogos e servidores administrativos.
A data de lançamento do edital do concurso parra a Guarda de Manaus ainda não foi definida, mas o prazo é para este semestre. O prefeito também falou do planejamento para grandes obras, reformas urbanas, construção de unidades e melhorias na mobilidade urbana.
O edital chegou a ser previsto para sair em 2021, mas atrasou. Em 2022, o governo confirmou que a seleção seguiria nos planos. Há, inclusive, uma previsão de que o concurso possa ofertar 200 vagas ainda para este ano, "o que vem sendo considerado também uma conquista para a categoria, que não renovava os agentes desde 2012", diz a prefeitura.
O que precisa para concorrer?
O cargo de guarda municipal de Manaus possui nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres) como requisitos.
Como foi o último concurso Guarda de Manaus?
A administração não realiza um concurso Guarda de Manaus há mais de dez anos, já que o último edital foi publicado em 2012. Na ocasião, foram ofertadas 293 vagas mais o cadastro de reservapara a carreira.
O cargo foi destinado a candidatos com nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres). O salário, na época, era de R$900 mais benefícios, além do vale-transporte.
O concurso teve a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Já os candidatos foram avaliados por meio de quatro etapas, sendo elas:
prova objetiva;
avaliação médica;
exame psicológico; e
Teste de Aptidão Física (TAF).
A primeira fase do concurso foi a prova objetiva, com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Atualidades (20). Para ser aprovado, era preciso obter seis pontos ou mais no exame.
Os habilitados foram convocados para o TAF, que contou com:
Teste dinâmico de barra - quatro flexões (homem) - sem limite
Flexão de braços em seis apoios - 22 flexões (mulher) - 60 segundos