Concurso Guarda Manaus AM: prefeito autoriza edital com 200 vagas

Após publicação da comissão de acompanhamento em Diário Oficial, prefeito autoriza edital com 200 vagas do concurso Guarda de Manaus.

Concursos Previstos
Autor:Luiz Gabriel Saldanha
Publicado em:25/08/2023 às 10:58
Atualizado em:25/08/2023 às 13:00

O concurso Guarda de Manaus AM deu mais um passo em direção à publicação do edital. Nesta sexta-feira, 25, o prefeito David Almeida anunciou nas redes a autorização da seleção, com 200 vagas.

“Serão 200 vagas para novos guardas municipais que nós estamos dando neste momento. Portanto, você, que quer trabalhar na prefeitura, se prepare, vamos abrir vagas para o concurso da Guarda Municipal. Tudo isso faz parte do planejamento da nossa gestão. Essa é a boa notícia do dia”, disse Almeida.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, o concurso é um marco para a Guarda Municipal.

“Nós estamos começando, autorizado pelo prefeito, com 200 vagas, isso é um marco inicial, porque o último concurso para a Guarda Municipal foi em 2012, então, agora, nós estamos retomando esse processo de reconstrução da guarda, de acordo com as determinações do prefeito e com o que ele quer para a cidade, ou seja, intervir de maneira mais eficiente, mais eficaz na segurança”, pontuou o secretário.

O anúncio foi feito após a publicação, em Diário Oficial, da formação da comissão da próxima seleção para a Guarda Municipal.


Segundo a publicação, a comissão especial de acompanhamento e apoio técnico do concurso público será composta pelos seguintes membros:

  • Alberto de Siqueira Santos Barbosa Neto;
  • Carlos José de Oliveira Filho;
  • Jean Michel Amorim de Souza;
  • Membro Jorcelia Farias Dantas Pires; e
  • Luiz Guilherme da Silva Morais.

A comissão será responsável por fornecer todos os dados e informações à empresa contratada, fiscalizar a prestação dos serviços da empresa contratada e analisar os editais e os comunicados relacionados ao concurso.


Além disso, também será de responsabilidade da comissão responder aos órgãos púbicos quanto aos possíveis questionamentos pertinentes ao processo de seleção e aprovar os atos realizados pela empresa contratada.


Dentre os requisitos para o cargos estão o nível médio completo e a necessidade de altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!

Comissão é formada para o concurso da Guarda de Manaus AM

(Foto: João Viana e Altemar Alcântara / Semcom)


Concurso Guarda de Manaus AM pode ter edital este ano

O prefeito de Manaus já chegou a afirmar que a publicação do edital da Guarda Municipal aconteceria no primeiro semestre de 2023.


O lançamento do edital está no plano de metas para este ano. A publicação deve ocorrer por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Pública e Social (Semseg).


O edital também chegou a estar previsto para 2021, mas atrasou. Em 2022, o governo confirmou que a seleção seguiria nos planos.

Último concurso foi há mais de 10 anos

O último edital da Guarda de Manaus AM foi publicado em 2012 e ofertou 293 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, para o cargo de guarda municipal.


Na época, os ganhos iniciais eram de R$900 mais benefícios. O concurso foi organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) e foi composto por quatro etapas:

  • prova objetiva;
  • avaliação médica;
  • exame psicológico; e
  • Teste de Aptidão Física (TAF).

A primeira fase do concurso foi a prova objetiva, com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Atualidades (20).


Para ser aprovado, era preciso obter seis pontos ou mais no exame. Os habilitados foram convocados para o TAF, que contou com: 

  • teste dinâmico de barra - quatro flexões (homem) - sem limite;
  • flexão de braços em seis apoios - 22 flexões (mulher) - 60 segundos;
  • flexão abdominal - 30 flexões (homem) e 24 flexões (mulher) - 60 segundos; e
  • corrida 2.400 metros (homem) e 2 mil metros (mulher) - 12 minutos.
Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPrefeitura Municipal de Manaus

Salário

Até R$ 2.689,78

Cargos

1

Vagas

200
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso PRF - Aula de Atualidades (redação): Conjuntura internacional

Equipe Qconcursos