Concurso IBGE 2020 suspende contratações de candidatos aprovados

Em razão do novo Coronavírus, estão suspensas as convocações dos aprovados. Resultado final e homologação saíram na quarta, dia 1º.

Autor:
Publicado em:03/04/2020 às 12:37
Atualizado em:03/04/2020 às 12:37

Após ter o resultado final e homologação divulgados na última quarta-feria, dia 1º, o concurso IBGE 2020 suspendeu as contratações dos candidatos aprovados. O comunicado informando a decisão foi publicado nos sites do IBGE e do Ibade, o organizador. 

Confira aqui o resultado final e a homologação 

De acordo com o documento, a suspensão ocorreu devido às orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo novo Coronavírus (Covid-19).

A boa notícia para os aprovados é que o adiamento é temporário. Isso porque, segundo a publicação, uma vez normalizado o atual cenário de pandemia, o IBGE irá emitir um novo comunicado oficial e entrará em contato com os candidatos para dar início às convocações.
 

 

Concurso IBGE tem vagas para níveis fundamental e médio

Com o edital publicado em janeiro deste ano, o concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece 35 vagas temporários, em cargos de nível fundamental e médio.

Quando forem contratados, os selecionados realizarão os testes de homologação do Censo Demográfico 2020. 

 Concursos abril 2020: mais de 16 mil vagas abertas em diversas áreas

Do total de ofertas, uma é para agente censitário municipal, com remuneração de R$2.100, quatro para agente censitário supervisor, com ganhos de R$1.700,00 e 30 para recenseador, com remuneração por produtividade.
 

Concurso IBGE 2020 suspende contratação de aprovados
(Foto: IBGE)


O valor costuma ser calculado por setor censitário e conforme a taxa fixada por: unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A duração dos contratos será de até dois meses para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor e de até um mês para a função de recenseador.

As renovações ou rescisões estarão condicionadas ao cronograma da operação e aos resultados da avaliação de desempenho do contratado, que levarão em conta a assiduidade, cumprimento de prazos e a produtividade.

O concurso ficará válido por seis meses, contados a partir da data de assinatura do primeiro contrato, podendo ser prorrogado por mais seis meses.
 

Provas do concurso IBGE foram realizadas em março

Todos os inscritos na seleção realizaram uma prova objetiva, aplicada no dia 8 de março. Ao todo, foram 60 questões para os cargos de agente e 50 no caso do recenseador.

A avaliação objetiva foi proposta da seguinte forma para os agentes:

  •  15 questões de Língua Portuguesa;
  •  10 questões de Raciocínio Lógico;
  •  15 questões de Noções de Administração/ Situações Gerenciais; e
  •  20 questões de Conhecimentos Técnicos.
     

Para recenseador, a avaliação será estruturada da seguinte maneira:

  •  15 questões de Língua Portuguesa;
  •  10 questões de Matemática;
  •  25 questões de Conhecimentos Técnicos.
     

Os aprovados precisaram acertar, no mínimo, 30% (trinta por cento) do total da prova, além de não zerar disciplinas. Para recenseadores, haverá ainda um treinamento, após a contratação.