No entanto, como já ocorreu no último edital para temporários, o IBGE adota uma sistemática diferenciada: os contratos têm vigência de 30 dias, mas podem ser prorrogados sucessivamente, sempre de acordo com a necessidade do trabalho e a disponibilidade de recursos orçamentários.
Em casos administrativos, o último contrato pode ter duração inferior a 30 dias.
Além disso, as renovações ou rescisões dependem tanto do cronograma de coletas quanto dos resultados de desempenho do contratado.
Essa avaliação ocorre mensalmente nos três primeiros e nos três últimos meses do contrato. Nos períodos intermediários, pode ser feita a cada mês ou a cada 90 dias, a depender da nota obtida.
Os critérios avaliados pelo IBGE incluem:
- Produtividade e cumprimento de prazos: organização, assiduidade, pontualidade e alcance das metas;
- Qualidade do trabalho: conformidade com as especificações, uso adequado dos recursos institucionais e consistência na execução das atividades;
- Relacionamento profissional: postura ética, urbanidade no ambiente de trabalho, colaboração com colegas e superiores.
A jornada de trabalho prevista é de 40 horas semanais, distribuídas em oito horas diárias.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se

Novo concurso IBGE terá mais de 9 mil vagas para temporários
(Foto: Governo Federal)
Concurso IBGE tem banca definida para 9,8 mil vagas
O concurso IBGE para temporários deve ser organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), já habilitada no processo licitatório. O órgão aguardava apenas a autorização oficial para concluir a contratação, o que pode ocorrer a qualquer momento.
A portaria autorizativa já foi publicada e estabelece prazo de até seis meses para divulgação do edital, ou seja, até fevereiro de 2026. No entanto, segundo a autarquia, o documento deve ser publicado “o mais rápido possível”.
As oportunidades previstas serão distribuídas da seguinte forma:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento: 8.480 vagas;
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 1.100 vagas.
A expectativa é de que seja lançado um edital específico para cada função.
De acordo com o Estudo Técnico Preliminar (ETP), as vagas serão ofertadas em 530 municípios de todo o país.
ATENÇÃO: editorialmente, Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.
Veja como serão as provas do concurso IBGE
Mesmo sendo uma seleção para contratações temporárias, os candidatos do concurso IBGE serão avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
O exame terá duração total de quatro horas e será composto por 60 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma resposta correta. O conteúdo programático ainda não foi divulgado.
Inicialmente, o estudo técnico preliminar previa as contratações dos aprovados em novembro deste ano.
No entanto, com o atraso na autorização oficial, existe a possibilidade de que o início das admissões ocorra em data diferente do cronograma original.
