O MGI é o responsável por analisar a solicitação, verificar a necessidade das novas vagas e se existe orçamento disponível para as nomeações.
A solicitação do ICMBio é para que, primeiro, ocorra o ingresso de mais 88 servidores, sendo 30 analistas administrativos e 58 analistas ambientais. Esse quantitativo corresponde ao provimento de 25% das vagas ofertadas inicialmente no concurso e pode ser autorizado por meio de portaria da titular do MGI.
O Instituto também busca aproveitar o restante do cadastro de reserva, no primeiro semestre de 2026, com 400 candidatos que obtiveram a aprovação, mas ainda não foram nomeados. Desse total, 180 são para o cargo de analista administrativo e 220 para analista ambiental.

ICMBio pede provimento de vagas adicionais do concurso
(Foto: Bruno Bimbato/ICMBio)
Nas situações em que o provimento é superior a 25% das vagas imediatas é necessário um decreto assinado pelo presidente da República. Como o concurso fica válido até 1º de julho de 2026, a autarquia pede a brevidade para análise e deliberação.
No concurso anterior para o ICMBio, o Instituto já conseguiu a nomeação dos 25%, além do restante do cadastro de reserva. Isso por conta da preocupação do atual governo sobre a recomposição do quadro de pessoal dos órgãos ambientais.
A aprovação tem caminho — e ele se chama MétodoQ. Conheça AGORA!
Ministra Esther Dweck fala sobre convocação de excedentes em 2026
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou que, em 2026, o governo deve autorizar mais provimentos adicionais de vagas em concursos federais.
De acordo com ela, esses números já estão previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, em tramitação no Congresso Nacional.
Ela ainda destacou que serão concedidas poucas autorizações para novos concursos no Executivo Federal. O foco, segundo Dweck, é principalmente para a convocação de aprovados e excedentes.
“A gente já encaminhou a peça orçamentária justamente com a previsão de autorização para a chamada de excedentes e poucas autorizações de concursos”, afirmou a ministra no domingo, 5, em coletiva de imprensa.
É possível que a solicitação do ICMBio seja atendida junto a essa nova leva de autorizações para provimentos adicionais de vagas em concursos federais.
→ Acesse agora o calendário de outubro, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade realizou concurso com 350 vagas imediatas para os cargos de analista administrativo e analista ambiental.
A oferta foi distribuída pelas cinco regiões do país, sendo elas:
Analista Administrativo
- Norte: 10 vagas;
- Nordeste: 10 vagas;
- Centro-Oeste: 10 vagas;
- Sudeste: 10 vagas;
- Sul: 10 vagas; e
- Sede em Brasília (DF): 70 vagas.
Analista Ambiental
- Norte: 50 vagas;
- Nordeste: 25 vagas;
- Centro-Oeste: 25 vagas;
- Sudeste: 25 vagas;
- Sul: 15 vagas; e
- Sede em Brasília (DF): 90 vagas.
Em ambos os cargos, para se candidatar era preciso ter o nível superior completo.
O salário inicial do aprovado será de R$9.817,72, já incluindo as gratificações e o auxílio-alimentação de R$1 mil.
Com organização do Cebraspe, os candidatos foram avaliados por provas objetiva e discursiva. Ao todo, o concurso teve mais de 117 mil inscritos.
A nomeação dos aprovados para as 350 vagas imediatas foi publicada em agosto.
