Concurso ICMBio é prorrogado e novas convocações podem ser feitas

Prazo de validade do concurso ICMBio é prorrogado até junho de 2024, período em que novas convocações de aprovados podem ser feiras. Confira!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:02/06/2023 às 09:57
Atualizado em:02/06/2023 às 09:57

O prazo de validade do concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) foi prorrogado nesta sexta-feira, 2, por mais um ano. Dessa forma, a seleção ficará válida até junho de 2024, abrindo espaço para que mais convocações de aprovados sejam feitas. 


O novo presidente do ICMBio disse, em seu discurso de posse no dia 25 de maio, que há um pedido para convocação de todos os excedentes do concurso aberto em 2021. Em seguida, novos concursos poderão ser autorizados.


“Temos um compromisso com a recomposição do quadro. A ministra Marina Silva tem trabalhado bastante para conseguir a realização de novos concursos públicos para o ICMBio e para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No caso do ICMBio, teremos também a autorização presidencial para chamar o cadastro de reserva. Esperamos que isso aconteça nos próximos dias”, disse o novo presidente. 


De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável pelo aval dos concursos federais, a prioridade no momento é chamar todos os aprovados nas últimas seleções do ICMBio e do Ibama. Só depois novos editais poderão ser autorizados. 


O ICMBio, por sua vez, busca a convocação, por meio de Decreto Presidencial, de 160 aprovados e não convocados pertencentes ao cadastro de reserva no concurso de 2021. Desse total, são 110 analistas ambientais e 50 técnicos ambientais.


Validade do concurso ICMBio é prorrogada por mais um ano

(Foto: Divulgação)


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) foi o único a receber, até o momento, autorização para realização de um novo concurso no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A oferta será de 98 vagas para o cargo de analista ambiental, destinado a quem tem ensino superior completo em qualquer área.

ICMBio busca aval para novo concurso com 887 vagas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade pede autorização para um novo concurso ICMBio com 887 vagas para analista, cargo de nível superior. O pedido foi feito pelo então presidente substituto do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira. 


Segundo ofício enviado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ao qual Folha Dirigida teve acesso, as vagas solicitadas estão distribuídas entre os seguintes cargos: 

  • Analista Administrativo: 384 vagas;
  • Analista Ambiental: 503 vagas. 

Ambos exigem o ensino superior completo em qualquer área. As remunerações serão acima de R$10 mil, com os reajustes anunciados pelo Governo Federal. Os valores já contam com o novo auxílio-alimentação de R$658.


A proposta é que os aprovados no novo concurso sejam nomeados a partir do segundo semestre de 2024.

Transformação de cargos do ICMBio também está em pauta

Para que um novo concurso seja aberto, a presidência do ICMBio solicita a transformação de 589 cargos vagos de técnicos (de nível médio) em 270 cargos de analista (de nível superior), sem aumento de despesa. 


Conforme o ofício enviado à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, na sequência da transformação, o novo concurso público seria realizado. 


A presidência do ICMBio justifica o pedido pela necessidade de fortalecimento institucional e compromisso com a conservação da biodiversidade junto à sociedade brasileira. 


O Ibama também solicita a transformação de 1.174 cargos vagos de técnico administrativo (nível médio) em 379 cargos de analista administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior), para posterior abertura de novo concurso.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!