Concurso ICMBio: órgão solicita autorização para 887 vagas
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade solicita aval para um novo concurso ICMBio com 887 vagas de analista. Confira!
Autor:
Publicado em:19/04/2023 às 12:05
Atualizado em:09/05/2023 às 16:56
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade solicita autorização para um novo concurso ICMBio com 887 vagas para analista, cargo de nível superior. O pedido foi feito pelo presidente substituto do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira.
De acordo com ofício enviado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ao qual Folha Dirigida teve acesso, as vagas solicitadas estão distribuídas entre os seguintes cargos:
Analista Administrativo: 384 vagas;
Analista Ambiental: 503 vagas.
Ambos os cargos exigem o ensino superior completo em qualquer área. As remunerações serão de R$10.014,71, a partir de maio (com pagamento em junho), com os reajustes anunciados pelo Governo Federal. Os valores já contam com o novo auxílio-alimentação de R$658.
A proposta é que os aprovados no novo concurso sejam nomeados no segundo semestre de 2024.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, já sinalizou, mais de uma vez, que um novo concurso ICMBio será autorizado. Porém, o aval ainda não foi publicado no Diário Oficial da União.
“(No) governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, (que) houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio e o ministério”, afirmou Marina, no último dia 17 de abril.
A autorização do concurso deve ser concedida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A titular da pasta, Esther Dweck, anunciou que novos concursos federais receberão aval nos próximos dias. A expectativa é que o ICMBio esteja incluído nesse pacote.
ICMBio também solicita transformação de cargos
Em ofício enviado à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a presidência do ICMBio também solicita a transformação de 589 cargos vagos de técnicos (de nível médio) em 270 cargos de analista (de nível superior), sem aumento de despesa.
Na sequência da transformação, o novo concurso público seria realizado.
A presidência do ICMBio justifica o pedido pela necessidade de fortalecimento institucional e compromisso com a conservação da biodiversidade junto à sociedade brasileira.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também solicita a transformação de 1.174 cargos vagos de técnico administrativo (nível médio) em 379 cargos de analista administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior), para posterior realização de novo concurso.
Concurso ICMBio: chamada de excedentes está em pauta
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também confirmou à Folha Dirigida o pedido para convocação de 25% dos excedentes no último concurso, aberto em 2021.
De acordo com o Decreto nº 9.739, de 2019, no decorrer do prazo de validade do concurso, o governo federal pode autorizar a nomeação de aprovados e não convocados, que ultrapassem em até 25% o quantitativo original de vagas.
O concurso ICMBio teve oferta de 171 vagas inicialmente e os 25% representam a chamada de mais 42 aprovados.
O edital da seleção foi divulgado em novembro de 2021. Da oferta total, 110 vagas foram destinadas a técnico ambiental e 61 a analista ambiental.
No caso de técnico ambiental, o requisito foi ter apenas o ensino médio completo. Já para analista ambiental foi exigido nível superior. Ainda não há informações sobre o quantitativo de vagas e cargos que foram solicitados para o novo concurso do ICMBio.