ICMBio: novo presidente fala em concursos e chamada de excedentes

Novo presidente do ICMBio, Mauro Pires, toma posse nesta quinta-feira, 25, e reforça necessidade de mais servidores e novos concursos. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/05/2023 às 15:56
Atualizado em:25/05/2023 às 15:56

O novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, tomou posse nesta quinta-feira, 25. Durante a cerimônia no Parque Nacional de Brasília, ele destacou os esforços para a recomposição do quadro de pessoal do órgão. 


Pires sinalizou os esforços da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para conseguir autorizações de concursos públicos para o ICMBio e também para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). 


No caso do ICMBio, há ainda um pedido para convocação de todos os excedentes do último concurso aberto em 2021. 


“Temos um compromisso com a recomposição do quadro. A ministra Marina tem trabalhado bastante para conseguir a realização de novos concursos públicos para o ICMBio e para o Ibama. No caso do ICMBio, teremos também a autorização presidencial para chamar o cadastro de reserva. Esperamos que isso aconteça nos próximos dias”, disse o novo presidente. 


Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável pelo aval dos concursos federais, a prioridade no momento é convocar todos os aprovados nas últimas seleções do ICMBio e do Ibama. Só depois novos editais poderão ser autorizados. 


O ICMBio, por sua vez, busca a convocação, por meio de Decreto Presidencial, de 160 aprovados e não convocados pertencentes ao cadastro de reserva no concurso de 2021. Desse quantitativo, são 110 analistas ambientais e 50 técnicos ambientais.


Novo presidente do ICMBio reforça o compromisso de recomposição do quadro de pessoal

no órgão (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)


Já o Ibama pleiteia a nomeação de todos os aprovados no cadastro de reserva do concurso de 2021. Isso significaria um aval para provimento de 257 vagas do cadastro de reserva. 


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) foi o único a receber, até o momento, autorização para realização de um novo concurso no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A oferta será de 98 vagas para o cargo de analista ambiental, destinado a quem tem ensino superior completo em qualquer área.


ICMBio busca autorização para novo concurso com 887 vagas


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade solicita aval para um novo concurso ICMBio com 887 vagas para analista, cargo de nível superior. O pedido foi feito pelo então presidente substituto do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira. 


De acordo com ofício enviado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ao qual Folha Dirigida teve acesso, as vagas solicitadas estão distribuídas entre os seguintes cargos: 

  • Analista Administrativo: 384 vagas;
  • Analista Ambiental: 503 vagas. 

Ambos os cargos exigem o ensino superior completo em qualquer área. As remunerações serão acima de R$10 mil, com os reajustes anunciados pelo Governo Federal. Os valores já contam com o novo auxílio-alimentação de R$658.


A proposta é que os aprovados no novo concurso sejam nomeados no segundo semestre de 2024.


Transformação de cargos do ICMBio também está em pauta


Para que um novo concurso seja realizado, a presidência do ICMBio pede a transformação de 589 cargos vagos de técnicos (de nível médio) em 270 cargos de analista (de nível superior), sem aumento de despesa. 


De acordo com o ofício enviado à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, na sequência da transformação, o novo concurso público seria realizado. 


A presidência do ICMBio justifica o pedido pela necessidade de fortalecimento institucional e compromisso com a conservação da biodiversidade junto à sociedade brasileira. 


O Ibama também solicita a transformação de 1.174 cargos vagos de técnico administrativo (nível médio) em 379 cargos de analista administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior), para posterior abertura de novo concurso.