Idecan será organizador do concurso IFCE com mais de 100 vagas
Em suas redes sociais, o Idecan confirmou que será o organizador do novo concurso IFCE. Mais de 100 vagas para técnicos e professores!
Autor:
Publicado em:14/07/2021 às 11:12
Atualizado em:14/07/2021 às 11:12
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) anunciou em suas redes sociais que será o organizador do novo concurso IFCE. O Instituto Federal do Ceará estima abrir 190 vagas para técnico-administrativos e professores.
O Idecan ficará responsável por receber as inscrições do concurso em seu site, além de aplicar as etapas, como provas objetivas. Em junho, o pró-reitor de Gestão de Pessoas do instituto, Marcel Ribeiro, já tinha adiantado a necessidade de contratar uma banca organizadora.
De acordo com ele, a Progep e o Departamento de Ingressos, apesar de serem os setores da instituição ligados a processos seletivos, não dispõem de capacidade operacional para realização de um concurso dessa magnitude com o rigor necessário. Estão previstos 50 mil candidatos.
“Em tempos de pandemia, é extremamente necessário que tenhamos como parceira uma instituição que tenha expertise em realização de concursos públicos, em combate a eventuais tentativas de fraude e que tenha flexibilidade para se adaptar a todo o contexto de pandemia”, esclareceu o pró-reitor de Gestão de Pessoas.
“Este quantitativo deve aumentar um pouco nos próximos dias, pois temos algumas previsões de aposentadorias a ocorrer até o final de junho”, disse, no dia 25 do último mês.
Concurso IFCE: provas estão previstas para outubro ou novembro
Com o edital divulgado em julho, o instituto pretende aplicar as provas entre outubro e novembro. “A meta é homologar o concurso em dezembro, para que todas as nomeações aconteçam ainda em 2021”, estimou Ribeiro.
O pró-reitor ressaltou uma novidade no concurso para professores. As provas serão realizadas de forma objetiva. “O que segue uma tendência que tem sido observada em diversos outros Institutos Federais pelo país”.
Haverá cobrança, tanto nas provas de docentes quanto de técnicos administrativos, de conceitos básicos de Direito Administrativo (Lei 8.112/90, Código de Ética do Servidor, Lei do Processo Administrativo, Lei da Carreira, LDB e Lei de criação dos Institutos Federais).
O último concurso IFCE para técnico-administrativos, realizado em 2016, foi composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Já o último concurso para docentes, também aberto em 2016, contou com três fases: prova escrita e prova de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Inicie sua preparação para as provas do concurso IFCE
Com o avanço nos preparativos do novo concurso para professores e técnicos do IFCE, a orientação é intensificar os estudos para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos tem videoaulas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Veja os cursos disponíveis e comece já seus estudos!
IFCE pretende preencher todas as vacâncias no período
Todas as oportunidades do concurso são oriundas de vacâncias, como exonerações e aposentadorias. As oportunidades que surgirem, enquanto o concurso estiver válido, devem ser preenchidas.
“Como a vigência do concurso normalmente é de dois anos, as vagas que surgirem ao longo do período também poderão ser preenchidas. A proposta é utilizar o cadastro de reserva até o limite da vigência do concurso”.
O IFCE também fez uma articulação junto ao Ministério da Educação e conseguiu 24 vagas oriundas de vacância que eram originalmente de universidades federais, que não poderiam ser providas lá.
“Estas vagas estão sendo destinadas de acordo com as demandas dos campi, com destaque para as vagas do campus Mombaça, que foi contemplado com 10 vagas e iniciará seus primeiros cursos após este concurso”, explicou o pró-reitor.
Os cargos e vagas por especialidade ainda não foram revelados. A lotação também não foi anunciada, mas os aprovados serão designados para as áreas com maior déficit de pessoal.
“O instituto busca priorizar a reposição de força de trabalho e o provimento de vagas em unidades com força de trabalho deficitária, de acordo com o estudo técnico realizado pela Progep e socializado junto aos gestores”, frisou Marcel Ribeiro.