Concurso IFRJ terá edital este ano para diversos cargos

Em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, reitor Rafael Almada confirma novo concurso IFRJ ainda este ano e revela mais detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:08/10/2024 às 18:00
Atualizado em:08/10/2024 às 17:11


Outra informação confirmada é a presença do cargo de assistente em administração, que exige apenas o nível médio completo. Esse cargo promete ser um dos mais procurados na nova seleção.


Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, destacou que a necessidade de novos editais surgiu a partir de mudanças em alguns perfis de atuação e da retomada dos concursos no mercado, sobretudo após a pandemia.

"O Instituto Federal do Rio de Janeiro ficou muito tempo sem realizar concursos, e, nos últimos anos, conseguimos viabilizar essas seleções, tanto para os cargos de professores da educação básica, técnica e tecnológica, quanto para os cargos técnico-administrativos na área da Educação. Era uma demanda antiga, e finalmente conseguimos reestruturar o processo para dar início a esses concursos", disse o reitor.

Almada relembra que, no último concurso realizado em 2021, cerca de 150 novos servidores ingressaram no IFRJ.


Entretanto, o reitor ressaltou que foram muitos anos sem a publicação de editais para cargos efetivos, o que levou a instituição a iniciar um processo de renovação do seu quadro de servidores de forma contínua.

"Essa demanda ainda persiste, especialmente porque tivemos uma retomada dos concursos públicos em geral, e alguns servidores acabaram saindo após serem aprovados em outros certames, seja para progredirem na carreira ou para mudarem de nível, como aqueles que tinham cargo de nível médio e passaram para um de nível superior', afirma Almada.

Com o concurso iminente, o IFRJ busca reforçar seu quadro de funcionários, garantindo a qualidade e a continuidade de suas atividades.


Aproveite a melhor assinatura pelo melhor preço e garanta sua estabilidade na carreira pública. Clique aqui e descubra como!

Concurso IFRJ terá edital ainda este ano

Quem aguarda o próximo concurso do IFRJ pode ficar animado, pois a publicação do edital não deve demorar.


Conforme explicou o reitor da instituição, o contrato com o Idecan abrange não só o concurso, mas também todo o processo seletivo para os estudantes, o que ele considera um desafio, já que envolve os cursos técnicos, além das graduações e pós-graduações.


O reitor expressou grande expectativa para que todas essas seleções ocorram ainda este ano.

"A gente tem uma expectativa de ter um concurso ainda esse ano para servidores, sejam professores, sejam técnicos administrativos. Temos uma expectativa grande com essa retomada dos concursos na instituição para que a gente possa ter novas vagas preenchidas, vagas que surgiram, inclusive, de muitas aposentadorias que a gente teve", declarou o reitor.

Diretora confirma prazos e prevê homologação

Além do reitor, a reportagem também entrevistou a diretora adjunta de Acesso, Concursos e Processos Seletivos, Sonia Regina Ramos, que confirmou os prazos para a abertura do concurso e sua homologação.


Segundo ela, o concurso realmente deve ser lançado ainda este ano. No entanto, existem outros processos que precisam ser iniciados antes da abertura da seleção para servidores.


Ela informou que, já em outubro, o IFRJ dará início aos processos seletivos para alunos e professores substitutos, tanto para o ensino médio quanto para a graduação, visando ao ingresso no primeiro semestre de 2025.


Também está previsto para outubro o início dos procedimentos para transferência externa. Em seguida, o instituto promoverá a abertura do concurso para servidores.

"A gente primeiro vai colocar na rua esses que são prioridades. Mas a expectativa é que, até dezembro, no máximo, o concurso público para professor efetivo e para servidor já esteja aberto. E, seguindo a lei, temos até 60 dias após as inscrições para iniciar as provas. Então, o prazo máximo é dezembro para o edital estar publicado. Inclusive, já começamos as tratativas com a Idecan sobre como será o edital, as etapas do processo seletivo e outros detalhes", afirmou a diretora.

Ao ser questionada sobre o prazo para a conclusão do concurso e a chegada dos novos servidores, Sonia explicou que os processos seletivos do IFRJ costumam durar cerca de três meses após a publicação do edital.

"Portanto, se o edital sair em dezembro, a previsão é que o concurso possa ser concluído em março. [...] mas tudo depende de quando lançaremos o edital. Geralmente, o processo dura entre três e quatro meses, no máximo. Para cargos de docentes, costuma demorar um pouco mais, já que há várias etapas envolvidas", explica.

Ela concluiu dizendo: "Acredito que em março ou abril já teremos novos servidores assumindo suas funções".


Novo concurso IFRJ terá 50 vagas, no mínimo

Para o reitor Rafael Almada, o novo concurso do IFRJ deverá ofertar, pelo menos, 50 vagas efetivas. Ele disse que esse é o quantitativo mínimo, mas que ainda pode aumentar de acordo com o liberação dessas vagas por parte do Governo Federal.


Segundo ele, o cargo de assistente de administração costuma ser o mais procurado e será contemplado.


Inclusive, ele confirma que haverá um processo de remoção interna, visando uma política de valorização daqueles servidores que já estão no órgão.

"Então, a gente faz primeiro uma remoção interna e depois a gente abre vaga para essas novas oportunidades. Mas, em suma, o quantitativo vai ser maior porque vai ter maior demanda", garante ele.

Almada ainda comentou sobre a realização do Concurso Nacional Unificado e dos seus impactos nas demais seleções, como a do IFRJ.


Segundo ele, o instituto está na expectativa da divulgação do resultado, pois sabe que muitos do seu quadro realizaram as provas visando novas oportunidades.


Por isso, existe a expectativa para que possam surgir, inclusive, novas vagas para novos servidores poderem vir trabalhar no Instituto Federal do Rio de Janeiro.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!


Almada também reforçou que a banca é contratada pelo número de candidatos, não necessariamente pelo número de vagas.


De acorco com ele, a oferta deve abranger a cargos mais gerais, que são sempre necessários, como o assistente de administração, alguns técnicos de laboratório, que são técnicos específicos para laboratório, Tecnologia da Informação e Comunicação.


O reitor ainda reforça que existe uma base inicial de demandas para os campi e também na própria reitoria, além da expectativa das novas unidades.

"O Instituto Federal do Rio de Janeiro vai ter três novas unidades. Elas estão em processo de implementação, os processos licitatórios para a construção. Existe a previsão de espaços provisórios também dessas unidades e, muito provavelmente, vão surgir vagas decorrentes dessas novas unidades", explica.

O reitor Rafael Almada discute a crescente demanda por cargos no Instituto Federal do Rio de Janeiro, destacando a necessidade de profissionais em áreas específicas de atendimento ao aluno, como assistentes sociais, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, entre outros.

Reitor Rafael Almada comenta sobre a abertura de concurso IFRJ e a demandas por novos servidores

(Foto: Keyla Carvalho)

Ele explica que, com o aumento contínuo do número de estudantes, especialmente no período pós-pandemia, a demanda por esses profissionais também cresceu significativamente.


Além das áreas voltadas ao atendimento estudantil, o reitor destaca a alta demanda por cargos administrativos. "Temos uma grande necessidade em áreas como Finanças, Administração, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas," afirmou.


Almada também menciona a importância da área de Tecnologia da Informação, que ele considera vital para o funcionamento da instituição.

"A área de TI é muito dinâmica, e a cada dia mais precisamos de profissionais capacitados para atuar nessa área," reforça.

Embora o número exato de vagas ainda não esteja definido, o reitor explica que as oportunidades serão baseadas nas demandas identificadas.


Ele também comenta sobre a relevância do cargo de assistente administrativo, que, apesar de ser uma função de nível médio, é muito estratégica para o IFRJ.

"Muitos dos nossos assistentes administrativos possuem formação superior ou estão em busca de qualificação contínua. Isso torna o perfil desses profissionais altamente qualificado, e, mesmo com a oferta de vagas, a procura é grande, o que reflete a alta demanda por essa função," finalizoa Almada.

"A gente deve chamar além das vagas imediatas", diz diretor

Para o diretor de Gestão e Valorização de Pessoas, Heleno Ferreira Lima, o Instituto Federal do Rio de Janeiro tem o histórido de chamar além das vagas imediatas em seus concursos. Neste novo, não deve ser diferente.


Ele reforça que há uma rotatividade muito grande e que isso reforça a necessidade de chamar aprovados regularmente, enquanto há um concurso válido.

"Existe uma rotatividade, servidores entram, servidores saem, e alguns cargos têm uma especificidade muito grande, e eles geram pouco cadastro de reserva, mas com uma rotatividade grande, por exemplo, na área da TI. Então, a área de TI é um exemplo dos que podem ser, sim, utilizados o cadastro de reserva", afirma Heleno.

Sobre os cargos que serão contemplados, ele reforça que há um estudo sendo feito para chegar a essa definição da oferta de vagas.


No entanto, Heleno relembra que existem dois editais de concursos vigentes, para técnicos e professores. Segundo ele, neste novo concurso serão contemplados os cargos que não estiveram nessas súltimas seleções.


Publicado em fevereiro de 2023, o último concurso IFRJ trouxe vagas nos seguintes cargos:


Nível médio/técnico:

  • técnico de Laboratório/Química: 3 vagas (uma para Região dos Lagos, uma para Região Metropolitana, uma para Sul-Fluminense); e
  • técnico de Laboratório/Informática: 3 vagas (uma para Baixada Fluminense, uma para Região Metropolitana e uma para Sul-Fluminense).

Nível superior: 

  • bibliotecário-documentalista: 1 vaga para lotação no Sul-Fluminense;
  • engenheiro/Mecânica: 1 vaga para lotação no Sul-Fluminense;
  • médico/Clínica Geral: 2 vagas (uma para Região Metropolitana e uma para Baixada Fluminense); e
  • nutricionista: 1 vaga para lotação na Região Metropolitana. 

Essas carreiras, portanto, não devem ser contempladas no próximo concurso, pois estão com edital vigente.


Quanto ao cargo de assistente em administração, o diretor de Gestão e Valorização de Pessoas confirma que estará presente no edital.

um cargo bastante estratégico e de uma rotatividade grande. Dentro da estrutura dos institutos federais, é o cargo que tem o maior número da carreira técnico-administrativa", disse.

Ele ainda confirma que outros cargos certamente estarão presentes, como psicólogo, técnico de TI, técnico de laboratório em diversas áreas e analista de TI, pois não foram contemplados nos últimos editais ou a reserva já se esgotou.


No concurso para a carreira do magistério federal, ele projeta também a possibilidade de muitas chamadas.

Clique e saiba mais

Concurso IFRJ tem estrutura de provas confirmada

Usado na escolha da banca organizadora, o projeto básico detalha a estrutura das provas para o concurso de técnico-administrativo em Educação (TAE).


A previsão é que os candidatos passem por até duas etapas:

  • prova objetiva para todos os níveis (médio e superior); e
  • prova de títulos, exclusivamente para o nível superior.

Na prova objetiva, os participantes responderão a 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, sendo apenas uma correta.


A distribuição das questões será a seguinte:

  • nível médio: 8 questões de Língua Portuguesa, 7 de Legislação e Ética, e 35 de Conhecimentos Específicos; e
  • nível superior: 8 questões de Língua Portuguesa, 7 de Legislação e Ética, 5 de Informática, e 30 de Conhecimentos Específicos.

A prova objetiva terá duração de quatro horas, com a recomendação de que os candidatos se apresentem com uma hora de antecedência.


De acordo com o documento, as provas ocorrerão em um único dia, domingo, podendo ser aplicadas no turno da manhã (das 8h às 12h) ou da tarde (das 14h às 18h).


Além disso, o projeto básico prevê a realização de provas práticas, caso necessário, para algumas carreiras do magistério, e indica que, aproximadamente, 13 cargos em diversas especialidades serão contemplados.