Concurso Igeprev PA: autarquia tem edital previsto para 2021

O concurso Igeprev PA é um dos que integram a lista de editais previstos para 2021 no estado do Pará. Entenda!

Autor:
Publicado em:26/01/2021 às 11:45
Atualizado em:26/01/2021 às 11:45

Após mais de um ano de espera o concurso Igeprev PA deve ser realizado este ano. A própria Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) confirmou a previsão do edital. Além deste, outros 18 órgãos deverão ter seleções este ano.

No fim de 2019 o Ministério Público do Estado instaurou um processo administrativo para acompanhar a regularização do quadro de pessoal do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará. Essa reestruturação deveria acontecer por meio da aprovação de uma lei de reestruturação da autarquia.

Além disso, o Igeprev PA deveria realizar um concurso público, com o objetivo de preencher cargos vagos nas carreiras efetivas da autarquia.  

O próximo passo para a realização desse concurso é a publicação da portaria autorizativa da seleção no Diário Oficial do Estado. Depois disso, será formada uma comissão organizadora que ficará responsável por acompanhar e fiscalizar todas as etapas do concurso, desde a elaboração do projeto básico até a homologação dos resultados finais.

enlightenedProjeto Básico ou Termo de Referência é o documento que lista alguns detalhes sobre a seleção para que as bancas interessadas em organizar o concurso possam avaliar e encaminhar suas propostas.

Somente após essa etapa será iniciado o processo de escolha da organizadora do concurso e, finalmente, a publicação do edital. O Igeprev PA ainda precisa confirmar os cargos e vagas que serão ofertados na seleção.

+ Concursos Pará 2021: governo prevê 19 editais em mais de 15 órgãos

Igeprev PA
Além do Igeprev PA, estado deve ter outras 18 seleções em 2021
(Foto: Cristiano Martins/AGE PA))

Último concurso Igeprev PA foi realizado em 2018

A autarquia não realiza concurso para efetivos desde 2018. Na época, a oferta foi de 74 vagas para cargos de nível superior.

As oportunidades foram distribuídas pelas carreiras de técnico previdenciário A; técnico previdenciário B; analista de investimentos; e técnico de Administração e Finanças. 

O valor da remuneração para os cargos variavam de R$3.266,84 a R$4.245,29, dependendo da função. Os servidores tinham uma carga de trabalho de 40 horas por semana.

O concurso foi organizado pelo Iades. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, os concorrentes ainda passarão por uma avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.

A prova objetiva do concurso foi composta por disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Na parte de Conhecimentos Básicos foram cobrados itens de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Legislação Aplicável a IGREPREV, Ética e Qualidade no Serviço Público e Noções de Administração Geral. 

Botão com link para curso

Governo do Pará prevê outros 18 concursos em 2021

Conforme já mencionado, além do concurso IGEPREV PA, outros 18 editais estão previstos. Entre eles:

Lembrando que os editais da PM e PC PA já forma publicados. Outros quatro concursos estão com trâmites adiantados, em fase de escolha de organizadora. São eles:

  1. Concurso Seplad PA - 24 vagas para nível superior.
  2. Concurso PGE PA - 24 vagas de nível superior e 12 vagas para nível médio.
  3. Concurso AGE PA - 20 vagas para nível superior e uma de nível médio.
  4. Concurso Jucepa - dez vagas para nível superior e cinco para nível médio.

Esses concursos já têm comissões organizadoras formadas. Os editais estão previstos para o segundo semestre de 2021.

De acordo com o governo do Pará, a realização de novos concursos é um compromisso firmado pelo governador Helder Barbalho, que vem priorizando o ingresso na atividade pública.

"O ingresso na atividade pública por meio de concurso é uma das prioridades da atual gestão, e trabalhamos de forma diligente para que sempre mais concursos sejam realizados, em busca de mais melhorias na prestação do serviço público, o que traz mais desenvolvimento e notoriedade ao nosso Estado", ressaltou a titular da Seplad, Hana Ghassan.