Concurso IJSN ES: banca rescinde e novo edital em 2022 esfria

Instituto Jones dos Santos Neves rescinde contrato com o Instituto AOCP e a realização do concurso IJSN deve atrasar. Saiba mais!

Autor:
Publicado em:03/06/2022 às 15:19
Atualizado em:03/06/2022 às 15:19

Com preparativos avançados, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) deve atrasar o lançamento do seu novo concurso ISJN ES que está previsto para este ano. Acontece é que o contrato com a banca organizadora foi rescindido.

A rescisão amigável entre o órgão e o Instituto AOCP foi comunicada nesta sexta-feira, através do Diário Oficial. A banca, inclusive, já tinha assinado contrato. 

O que não se sabe, ainda, é se houve algum erro na contratação e ela será refeita ou se o IJSN realizará um novo processo e escolherá uma nova banca. 

O Instituto AOCP foi confirmado em janeiro deste ano, após o aviso de dispensa de licitação ser divulgado. 

O edital está previsto para sair ainda este ano, mas ainda não tem data. Estimava-se que ele sairia logo, mas, agora sem banca definida, as previsões esfriaram e o cronograma deve ser revisto.

Concurso IJSN já tem cargo confirmado

A escolha da banca trouxe informações importantes, como a confirmação do cargo que será ofertado e do quantitativo de vagas. 

As chances serão para quem deseja atuar como especialista. O posto em disputa será o de especialista em estudos e pesquisas governamentais.

A oferta será de seis vagas efetivas e imediatas. Além disso, poderá ser formado um cadastro de reserva e, com ele, o instituto poderá chamar mais aprovados enquanto a seleção estiver em validade. 

Os requisitos e salários atuais não foram informados. 

Pessoa estudando para concursos
Concurso do IJSN não tem mais banca e deve atrasar edital
(Foto: Divulgação)

Quando ocorreu o último concurso IJSN ES?

Há 12 anos, o Instituto Jones dos Santos realizou seu último concurso público. A oferta foi de oito vagas para o cargo de especialista em estudos e pesquisas governamentais - área de Economia e Estatística. 

O Cebraspe (então Cespe/UnB) foi o organizador da seleção. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e por uma avaliação de títulos. 

Por sua vez, os exames objetivos abordaram as seguintes disciplinas: 

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos de Informática;
  • Metodologia de Pesquisa;
  • Atualidades;
  • Conhecimentos Geo-Histórico-Culturais do Estado do ES;
  • Legislação e Ética no Serviço Público.

Conhecimentos Específicos: 

  • Economia e Estatística.

Já a prova discursiva consistiu na elaboração de uma redação, com no máximo 30 linhas, sobre tema geral da atualidade ligado ao Controle Interno. 

Na avaliação de títulos, os participantes foram pontuados pela conclusão de cursos de especialização, mestrado e/ou doutorado.