Concurso IMA SC: coordenador regional busca ampliar quadro técnico

Após concurso IMA SC, coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina revela necessidade de ampliar quadro técnico.

Autor:
Publicado em:23/02/2023 às 09:05
Atualizado em:23/02/2023 às 09:05

Após a realização do seu último concurso IMA SC, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina ainda segue com necessidades em algumas regionais. Segundo o novo coordenador regional do órgão, o biólogo Claiton Casagrande, é preciso ampliar o quadro técnico em Concórdia.

Ao assumir a regional, a nova direção buscou se inteirar a respeito da estrutura material e humana do órgão, buscando agora resolver as demandas de cada setor.

Diante do atual cenário, Casagrande ressaltou, em recentre entrevista à rádio AliançaFM, a necessidade de preencher algumas vagas para conseguir dar vazão aos encaminhamentos necessários.

Entre as prioridades estão o preenchimento de um cargo administrativo e a ampliação do quadro técnico.

"Entre as prioridades, estão três pontos [...] como solicitar ampliação do quadro técnico, nas áreas que apresentam maior demanda", disse.

Em contato com a Folha Dirigida, o coordenador ressaltou que não solicitará necessariamente um novo concurso IMA SC, já que o último foi prorrogado, por mais dois anos, em 2021.

Vale lembrar, no entanto, que a última seleção foi para cargos de nível superior e não para as carreiras técnicas, de nível médio.

Coordenador regional revela necessidade de novo concurso IMA SC (Foto: IMA SC)
Após concurso IMA SC, coordenador regional revela necessidade de ampliação do quadro técnico
(Foto: IMA SC)

Último concurso IMA SC atraiu mais de 5 mil candidatos

Ao todo, o concurso IMA SC ofereceu 30 vagas mais cadastro reserva, nos cargos de:

  • administrador,
  • biólogo,
  • economista,
  • engenheiro (agrônomo, eletricista, florestal, sanitarista e ambiental), 
  • geógrafo,
  • geólogo,
  • oceanógrafo e
  • sociólogo.

Para concorrer, além da graduação na área, era preciso ter o registro no respectivo conselho.

As oportunidades foram para diversas cidades, como: Blumenau, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. 

Ao todo, a seleção atraiu 5.038 candidatos, no entanto, segundo a Fundação Universidade de Santa Catarina (organizadora), o índice de abstenção foi de 13,89%. 

A maior procura foi para a carreira de biólogo, com 905 pessoas para quatro oportunidades mais cadastro. Neste caso, a concorrência chegou a 272 participantes por vaga em Florianópolis. 

Em segundo lugar, a carreira mais procurada foi a de administrador, com 870 candidatos para duas vagas mais o cadastro reserva. Com isso, a concorrência foi de 464 pessoas por oportunidade em Florianópolis.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas. O exame contou com 50 questões, sendo elas de Língua Portuguesa (dez), Direito e Legislação (cinco), Conhecimento Básico de Informática (cinco) e Conhecimento Específico (30).

Para ser considerado aprovado, o candidato precisava obter nota igual ou superior a seis. Todos os cadernos de provas tiveram questões anuladas, sendo ao todo 52.

O maior número de anulações foi para o cargo de engenheiro agrônomo, com dez perguntas anuladas de um total de 50.