Os exames ocorrerão em todo país e os candidatos já podem conferir, no site do Cebraspe, organizador, os locais em que realizarão as provas.
No entanto, além do estudo em dia, os concurseiros também devem ficar atentos às instruções para as provas. As regras já foram divulgadas pela banca organizadora.
Conforme o documento, as provas objetivas terão a duração de três horas e meia e serão aplicadas no dia 27 de novembro, às 14h (horário oficial de Brasília/DF).
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início.
Além disso, o concorrente deverá estar com caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente), comprovante de inscrição e documento de identidade original.
Ainda conforme a banca, será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando:
aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 player ou similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto ou borracha;
quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas).
O Cebraspe recomenda que, no dia de realização das provas, o candidato não leve nenhum dos objetos citados acima.
Veja como serão as provas do concurso INSS
A prova objetiva do concurso do INSS contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
Raciocínio Lógico; e
Noções de Informática.
Com a prova no modelo "certo" ou "errado", será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
Serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).
No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Esse número corresponde ao limite permitido pelo Decreto 9.739 de 2019, que determina as regras para concursos públicos no Executivo Federal.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.
Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
Cargos: técnico do seguro social
Vagas: mil + CR
Requisitos: nível médio
Remuneração: até R$5.905,79
Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (prorrogadas)
Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.
Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no site do Cebraspe .
Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.