Concurso INSS prevê até 455 aprovados em CR no Norte do país
Instituto Nacional do Seguro Social oferece 185 vagas imediatas para a Região Norte do país, mas 455 candidatos poderão figurar em CR.
Autor:
Publicado em:07/10/2022 às 08:03
Atualizado em:07/10/2022 às 08:03
A possibilidade de convocações além das mil vagas imediatas no concurso INSS já consta no próprio edital, o que pode ser um gás a mais para a preparação para as provas objetivas, que serão realizadas no dia 27 de novembro.
Na Região Norte, a oferta é de 185 vagas imediatas, porém um CR poderá ser formado com até 455 candidatos, de um total de 3.385 em todos o país.
O maior quantitativo está em Belém, no Pará, com 66 vagas. O estado ainda tem chances nos municípios de Marabá (47) e Santarém (47).
Em Manaus, no Amazonas, o limite fica em 60 aprovados. Há chances ainda em Porto Velho-RO (58), Ba Vista-RR (53), Palmas-TO (35), Macapá-AP (42) e Rio Branco-AC (47).
Número de aprovados em cadastro de reserva pode aumentar
O edital já traz um limite de aprovados em cadastro de reserva e com a retificação do Decreto 9.739 de 2019, que traz as regras para as seleções do Executivo Federal, a seleção pode ter ainda um número maior à espera de nomeações.
Isso porque, o decreto trouxe uma novidade em relação ao anexo III. Agora, concursos com mais de um etapa podem convocar até três vezes mais candidatos, em relação ao quantitativo de vagas imediatas.
Conforme o edital, o concurso INSS é composto por duas etapas: a prova objetiva e o curso de formação.
A autarquia informou que vai avaliar a possibilidade de aplicar as regras do decreto junto ao setor Jurídico. O que pode acarretar em um número maior de não eliminados na seleção.
Provas objetivas estão previstas para o dia 27 de novembro
Os candidatos do concurso INSS serão avaliados por provas objetivas e, se aprovados nos quantitativos previstos no edital, por meio de um curso de formação.
A primeira etapa está marcada para o dia 27 de novembro. A avaliação ocorrerá nas cidades que correspondem à Gerência Executiva do INSS a qual o candidato concorre.
Ao todo, a prova objetiva contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
Raciocínio Lógico; e
Noções de Informática.
Com a prova no modelo "certo" ou "errado", será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
A seleção vai contar ainda com etapa de curso de formação. Para esta fase serão convocados os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital, mil vagas.
No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Esse número corresponde ao limite permitido pelo Decreto 9.739 de 2019, que traz as regras para os concursos públicos do Executivo Federal.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.
Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.
Após a conclusão do concurso, os candidatos serão lotados em qualquer Agência da Previdência Social (APS) pertencente à GEX escolhida.
Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.