"Nós chegamos a uma situação perto do limite da nossa capacidade, e isso, naturalmente, desmotivou os servidores. Uma categoria que não tem aumento há muito tempo e que perdeu seis mil servidores apenas em 2019, com aposentadorias. A gente viu as agências sendo esvaziadas e um crescimento da visão do INSS como o algoz do processo. Então, rearticular a boa vontade e a motivação desses servidores é o primeiro grande desafio que a gente vem tentando resolver. Com a chegada desses novos trabalhadores, vamos ter muita ajuda em relação à fila", disse o presidente do INSS.
A convocação dos aprovados no concurso também está entre as metas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
No dia 29 de maio, a pasta informou que estava preparando, para os próximos dias, a autorização para o provimento do concurso INSS.
Ao todo, mil aprovados, que já concluíram o curso de formação, aguardam por suas nomeações, para tomarem posse em seus cargos.
O aval para a nomeação dos aprovados faz parte da primeira leva de anúncio do Governo Federal, que inclui ainda diversas autorizações de concursos federais.
Ainda segundo o governo, além do preenchimento das vagas do Instituto Nacional do Seguro Social, outros órgãos terão seus concursos autorizados.
Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.
Concurso INSS 2023 aguarda autorização para posse de aprovados (Foto: Victor Soares)
Presidente quer aval para convocar 2.144 aprovados
Na última quarta-feira, 31, o presidente do INSS assinou um ofício solicitando a convocação de 2.144 candidatos aprovados na primeira etapa do concurso INSS.
No documento, que foi encaminhado ao secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, Wamburg solicitou o aval para o aproveitamento dos candidatos excedentes às vagas originárias (mil).
Segundo ele, no entanto, esse quantitativo poderá ser reduzido para 1.894, caso a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorize o provimento adicional de 250 vagas, já pleiteadas pelo INSS.
Os aprovados no cadastro de reserva, que forem convocados, realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.
Concurso INSS para 2024 também é solicitado
Um novo pedido de concurso INSS também foi feito ao Governo Federal. Folha Dirigida teve acesso à nota técnica, que confirma as informações, incluindo o quantitativo de 7.655 vagas.
O pedido, que foi elaborado em maio deste ano, contempla os seguintes cargos:
- nível médio: técnico do seguro social (5.819 vagas); e
- nível superior: analista do seguro social (1.836 vagas).
O que é preciso para o novo concurso INSS acontecer?
O novo pedido do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social faz parte das ações da autarquia para mitigar o déficit de servidores e, consequentemente, impactam nas atividades aos contribuintes.
Para que um novo concurso ocorra, o Governo Federal deverá avaliar o pedido enviado pela autarquia. No atual governo, esta autorização é dada pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
O governo pode autorizar o pedido de maneira integral ou com redução de vagas. Na última seleção autorizada, com mil vagas, apenas a carreira de técnico foi contemplada, mas, o pedido anterior, contava com vagas para analistas.
Vale ressaltar que, apesar de ter um concurso válido e mesmo convocando todos os excedentes (pedido para isso foi feito), o INSS segue com um grande déficit em seu quadro de funcionários, que só pode ser preenchido por novos editais.