Mais um passo foi dado rumo à realização do novo concurso Ipaam. O contrato entre o Cebraspe e a autarquia foi assinado e, com isso, o edital pode ser publicado a qualquer momento.
O extrato da contratação foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 12, com vigência até dezembro de 2026.
Com essa etapa finalizada, a banca organizadora e o Ipaam devem concluir os últimos ajustes, entre eles a elaboração do edital e a definição do cronograma, com todas as principais fases da seleção.
Até o momento, não foram divulgados prazos para o cumprimento das próximas etapas.
O nome do Cebraspe já havia sido confirmado na semana passada, quando foi publicada a dispensa de licitação.
Concurso Ipaam terá mais de 300 vagas
O documento que oficializou a banca também trouxe uma atualização importante sobre o quantitativo de vagas.
Inicialmente, estavam previstas 140 oportunidades para provimento imediato. No entanto, a portaria acrescentou 195 vagas para formação de cadastro de reserva.
Com isso, o concurso Ipaam passa a ofertar 335 vagas ao todo, sendo 140 imediatas e 195 para cadastro de reserva, que poderá ser utilizado ao longo do prazo de validade da seleção.
A distribuição das vagas imediatas já foi confirmada:
- 90 vagas para analista ambiental; e
- 50 vagas para assistente ambiental.
O novo concurso do Ipaam foi anunciado oficialmente em outubro pelo governador Wilson Lima, juntamente com a autorização para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que também recebeu aval para preencher 156 vagas.
Conheça o caminho da aprovação com o Plano Elite. Clique e garanta acesso GRATUITO!

Novo concurso Ipaam tem banca organizadora contratada para 335 vagas
(Foto: Divulgação)
Concurso Ipaam é aguardado há anos
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas está próximo de encerrar um dos maiores intervalos sem concursos públicos no estado. A nova seleção marcará a retomada das contratações após 18 anos, desde o último edital.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o reforço no quadro de pessoal é estratégico para a atuação ambiental no Amazonas, especialmente no que diz respeito à formação de equipes técnicas especializadas.
“Nunca houve concurso público desde a criação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Isso impacta diretamente áreas como gestão do conhecimento, administração das unidades de conservação e a execução de políticas públicas ambientais”, afirmou o secretário.
A expectativa por um novo concurso Ipaam existe desde 2021, quando o governador Wilson Lima incluiu o instituto entre os órgãos com editais previstos.
Naquele momento, o chefe do Executivo estadual destacou que diversas seleções estavam em andamento ou em fase de planejamento, envolvendo áreas como Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Sefaz, Controladoria-Geral do Estado (CGE), Cetam, Ipen e o próprio Ipaam.
Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!
Ainda em 2021, chegou a ser formada uma comissão organizadora para conduzir os estudos do concurso. Nos anos seguintes, no entanto, o grupo passou por alterações e os trâmites não avançaram.
O último concurso do Ipaam foi realizado em 2008, com organização da Cetam/Copec. Na ocasião, foram ofertadas 61 vagas para cargos da carreira de analista ambiental.
O concurso contou com duas fases: uma prova de conhecimentos, de caráter eliminatório, e a análise de títulos, com função exclusivamente classificatória.
A prova objetiva foi composta por 98 questões, sendo 96 de múltipla escolha e duas discursivas, ambas voltadas à área de Ciências Ambientais.





















