Concurso Ipasg: contrato com banca atrasa publicação do edital
Segundo a Prefeitura de São Gonçalo RJ, o edital do concurso Ipasg aguarda apenas a assinatura do contrato entre o município e a banca.
Autor:
Publicado em:14/02/2020 às 12:00
Atualizado em:14/02/2020 às 12:00
O edital do concurso Ipasg deve ser publicado ainda este mês. O entrave para a divulgação do documento é a assinatura do contrato entre a banca organizadora, o Instituto Consulplan, e a Prefeitura de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro.
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA na última quinta-feira, 13, a comissão organizadora informou que aguarda apenas a banca organizadora para assinar o contrato e, assim, divulgar o edital.
"O Ipasg apenas aguarda a contratada para realizar a assinatura e publicar o edital ainda este mês", disse a comissão, por meio da Prefeitura de São Gonçalo.
Previsto para ser publicado até o dia 31 de janeiro, o edital do concurso Ipasg atrasou e teve uma nova previsão da Prefeitura de São Gonçalo. Segundo o município, o documento seria divulgado na primeira semana de fevereiro. Com o atraso na assinatura, a nova previsão de publicação é para este mês.
O número de vagas e a remuneração referente a cada carreira serão divulgados no edital.
"O Instituto ganha muito com a vinda de novos servidores para o quadro, tendo em vista que o concurso público serve para selecionar aquele indivíduo mais bem preparado. É o que esperamos, que os selecionados tenham interesse e amor pelo trabalho que executamos no órgão", explicou a presidente do Ipasg, Marcelle Cipriani.
MPRJ exigiu concurso Ipasg
O concurso Ipasg ocorre após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em dezembro de 2019. O extrato do TAC foi publicado no dia 14 de janeiro.
De acordo com o MPRJ, o objetivo do TAC é adequar o quadro de servidores da autarquia, além de manter o número de cargos comissionados em até 50% do efetivo.
Em 2019, a seleção do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo foi anunciada durante uma audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual do município. Na ocasião, a presidente Marcelle Cipriani confirmou o edital.
Segundo ela, para este ano, há a necessidade de um novo concurso Ipasg. O motivo: o déficit de servidores no órgão.
"Temos poucos servidores para o trabalho e vamos realizar um concurso público para o próximo ano", explicou Marcelle Cipriani.
Último concurso Ipasg completou nove anos
O último concurso do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo RJ já completou nove anos. Realizada em 2011, a seleção ofereceu 40 vagas, sendo 12 de nível fundamental, 12 de nível médio, quatro de nível médio/técnico e 12 para os graduados. As oportunidades foram para:
Agente de apoio previdenciário;
Técnico em contabilidade;
Técnico previdenciário;
Técnico em processamento de dados;
Advogado;
Contador;
Gestor previdenciário;
Gestor atuário; e
Assistente social.
Os salários chegavam a R$1.714,01. Já a banca organizadora foi a Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF).
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas. O exame contou com 40 questões, para o nível fundamental, sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Matemático, dez de Noções de Administração, dez de Conhecimentos Específicos e cinco de Legislação e História de São Gonçalo.
Para as demais carreiras, a avaliação teve 50 perguntas, sendo: dez questões de Português, cinco de Raciocínio Matemático, cinco de Noções de Administração, cinco de Legislação e História de São Gonçalo e 25 de Conhecimentos Específicos. Para ser aprovado era necessário obter, no mínimo, 50% dos pontos da prova.