Concurso Ipasg tem banca definida e edital previsto para este mês
O Instituto Consulplan é o organizador do novo concurso Ipasg, que tem edital previsto para este mês, com vagas de nível médio e superior.
Autor:
Publicado em:27/01/2020 às 09:15
Atualizado em:27/01/2020 às 09:15
Foi definida a banca organizadora da próxima seleção do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Conforme o extrato de dispensa de licitação publicado nesta segunda, 27, o Instituto Consulplan será o responsável pelo novo concurso Ipasg 2020.
O documento foi publicado no Diário Oficial de São Gonçalo e confirma a banca como vencedora da licitação. Com o Instituto Consulplan definido, o próximo passo será a assinatura do contrato entre as partes. O edital está previsto para este mês de janeiro.
"A previsão de publicação do edital é para o final do mês de janeiro, com provas já no primeiro semestre de 2020", informou a Prefeitura de São Gonçalo no dia 15 de janeiro.
Além disso, segundo a prefeitura, os cargos que serão oferecidos já estão confirmados. São eles: técnico previdenciário (nível médio), gestor previdenciário, atuário e psicólogo (nível superior). O número de vagas e a remuneração referente a cada carreira serão divulgados no edital.
"O Instituto ganha muito com a vinda de novos servidores para o quadro, tendo em vista que o concurso público serve para selecionar aquele indivíduo mais bem preparado. É o que esperamos, que os selecionados tenham interesse e amor pelo trabalho que executamos no órgão", explicou a presidente do Ipasg, Marcelle Cipriani.
Concurso Ipasg foi acordado com o MPRJ
O concurso Ipasg resulta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em dezembro de 2019. O extrato do TAC foi publicado no dia 14 de janeiro.
De acordo com o MPRJ, o objetivo do TAC é adequar o quadro de servidores da autarquia, além de manter o número de cargos comissionados em até 50% do efetivo.
O concurso Ipasg já havia sido anunciado em outubro durante uma audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual do município para 2020. Na ocasião, a presidente, Marcelle Cipriani, confirmou o novo edital.
Segundo ela, para este ano, há a necessidade de um novoconcurso Ipasg. O motivo: o déficit de servidores no órgão.
"Temos poucos servidores para o trabalho e vamos realizar um concurso público para o próximo ano", explicou Marcelle Cipriani.
Último concurso Ipasg ocorreu em 2011
O último concurso do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo ocorreu em 2011. Na época, foram oferecidas 40 vagas, sendo 12 de nível fundamental, 12 de nível médio, quatro de nível médio/técnico e 12 para os graduados.
As oportunidades foram para os cargos de: agente de apoio previdenciário; técnicos em contabilidade; previdenciário; em processamento de dados; advogado; contador; gestor previdenciário; atuário; e assistente social.
Os salários variaram entre o mínimo e R$1.714,01. A banca organizadora foi a Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF).
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas. O exame de múltipla escolha, para o nível fundamental, contou com 40 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Matemático, dez de Noções de Administração, dez de Conhecimentos Específicos e cinco de Legislação e História de São Gonçalo.
Para as demais carreiras, a avaliação teve 50 perguntas, sendo: dez questões de Português, cinco de Raciocínio Matemático, cinco de Noções de Administração, cinco de Legislação e História de São Gonçalo e 25 de Conhecimentos Específicos. Para ser aprovado foi necessário obter, no mínimo, 50% dos pontos da prova.