Concurso ISS SP: novo edital para auditor está em estudo

Autorização de novo concurso ISS SP para auditor fiscal tributário está em análise pela Prefeitura de São Paulo. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:14/06/2022 às 09:40
Atualizado em:14/06/2022 às 09:40

Um novo concurso ISS SP para auditor fiscal tributário está em estudo pela Prefeitura de São Paulo. A informação foi confirmada à Folha Dirigida pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Fazenda.

Os trâmites internos para o edital ainda estão no estágio inicial. Uma vez que para o concurso ser autorizado é preciso passar por diferentes setores da Prefeitura para análise orçamentária. 

Diante desses procedimentos pré-autorização, a Secretaria Municipal de Fazenda informa que "ainda não existe definição oficial quanto à realização de concurso público para a carreira de auditor fiscal tributário”. 

O cargo tem como requisito nível superior completo e proporciona remuneração inicial superior a R$16 mil. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.

Há anos, a Secretaria de Fazenda busca aval para realizar um novo concurso. Em 2018, por exemplo, o pedido para um novo edital foi arquivado por falta de orçamento.

Fachada da Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de São Paulo estuda novo concurso para auditor 
fiscal tributário (Foto: Divulgação)

O último concurso ISS São Paulo ocorreu em 2014. Na época, foram abertas 98 vagas, distribuídas entre as áreas de especialização de Gestão Tributária e Tecnologia da Informação. Confira mais detalhes a seguir: 

Concurso ISS SP teve provas objetivas e discursivas

O concurso de 2014 trouxe 80 oportunidades para área de gestão tributária foram contempladas e 18 para Tecnologia da Informação. Houve reserva de vagas para pessoas com deficiência e negras. 

Os vencimentos, na ocasião, foram de R$13.931,34, compostos pelo salário base, contribuição individual e cumprimento de metas de resultados.

A banca organizadora foi a Cetro Concursos. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, na cidade de São Paulo. 

Na objetiva, para área de gestão tributária foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Matemática, Direito Tributário, Legislação Tributária Municipal, Direitos Constitucional, Administrativo, Privado e Penal, Administração Pública, Economia e Finanças Públicas, Auditoria, Informática Básica, Contabilidade Geral e Aplicada ao setor público.

Foi aprovado quem teve aproveitamento igual ou superior a 50% nas provas. Na discursiva, os concorrentes foram submetidos a três questões além de elaborar uma redação com tema de Atualidades.  

A tendência é que, se autorizado, o novo concurso ISS SP mantenha essa estrutura. Porém, o conteúdo programático deve ser atualizado.