Concurso Jardim Botânico RJ: novo pedido será enviado em 2023
Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro confirma que enviará novo pedido de concurso em 2023 para cinco cargos. Veja detalhes!
Autor:
Publicado em:12/04/2023 às 13:12
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10
O Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro confirmou que será enviado um novo pedido de concurso público em 2023. O quantitativo de vagas não foi informado, mas a demanda deve contemplar a cinco cargos.
De acordo com o instituto, são solicitadas vagas para os seguintes cargos:
Pesquisador;
Tecnologista;
Analista em CT;
Técnico em CT; e
Assistente em CT.
Segundo o JBRJ, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, todos os anos o pedido de concurso é solicitado à pasta, que encaminha ao governo.
"Em 2023 o pedido será efetuado novamente, mas a aprovação está fora da alçada do JBRJ", diz o Jardim Botânico do RJ em resposta pública
Vale destacar que autorizações de novos concursos públicos estão em voga e devem ser anunciadas oficialmente pelo Governo Federal nos próximos dias ou semanas. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse que trabalha para novos concursos sejam autorizados ainda esta semana.
De acordo com o Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), atualmente o quadro de pessoal conta com 113 servidores efetivos e 102 cargos vagos - que só podem ser preenchidos através de um novo concurso.
Dessas vacâncias, o instituto confirma que são 64 de nível superior e 38 de nível médio.
Em 2016, o Jardim Botâncio solicitou 52 vagas, sendo para para assistente de pesquisa e técnico, de nível médio, além de tecnologista, analista de ciência e tecnologia, de nível superior.
Último concurso Jardim Botânico RJ
O último concurso para o Jardim Botânico do RJ aconteceu em 2008 e a seleção foi organizada pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB).
A oferta foi de 18 vagas nem cargos de níveis médio, médio/técnico e superior. As funções contempladas foram: assistente, técnico, pesquisador adjunto, analista e tecnologista, respectivamente.
Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva (para todos os cargos), discursiva, defesa de memorial, avaliação de títulos e oral somente para o nível superior.
A parte objetiva contou com 120 questões distribuídas em disciplinas que variaram de acordo com o cargo pretendido, sendo algumas delas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito, entre outras. O concurso teve validade de um ano e expirou em 2010.