Concurso ManausPrev: comissão tem trabalho prorrogado até janeiro

A diretoria do ManausPrev autorizou a prorrogação dos trabalhos da comissão para um novo concurso por mais 30 dias.

Autor:
Publicado em:06/12/2019 às 15:38
Atualizado em:06/12/2019 às 15:38

Os trabalhos da comissão organizadora do concurso Manaus Previdência foram prorrogados. Inicialmente previstos para dezembro, os estudos internos foram estendidos por mais 30 dias, até janeiro de 2020.

A prorrogação foi publicada no Diário Oficial da capital do Amazonas de terça-feira, 3. A diretora-presidente da autarquia, Daniela Cristina Benayon, concedeu o aval para que os trabalhos ocorram até o próximo ano, sem dar maiores explicações.

O grupo, formado em novembro, é responsável por todos os preparativos do novo concurso. O que inclui, por exemplo, o levantamento de vagas, cargos e impacto financeiro. A elaboração do termo de referência também compete à comissão.

Conhecido ainda como projeto básico, esse documento funciona como um espelho para o edital. Ele apresenta dados importantes como vagas, salários, escolaridades e etapas de seleção.

Quando pronto, o termo de referência integra a escolha da banca organizadora. As instituições recebem o documento para que possam propor seus preços em ficar à frente da seleção. Em geral, a que apresenta o melhor valor e atende aos requisitos é contratada.

ManausPrev prepara novo concurso público (Foto: Divulgação)

 

No total, a comissão é formada por cinco servidores, sendo o coordenador Eduardo Alves Marinho e a subcoordenadora Ana Silvia dos Santos Domingues. Além dos seguintes membros: Bruna Veloso Vieira Machado, Carolinne Nunes dos Santos e Fernando Krichanã dos Santos.

De acordo com publicação no Diário Oficial, o grupo se reúne semanalmente, na sede da Manaus Previdência, para realizar os trabalhos. O novo concurso é uma necessidade devido à carência de servidores na autarquia. 

Somente depois da definição da empresa responsável pela seleção, o edital do concurso Manaus Previdência poderá ser publicado.

+ Assine a Folha Dirigida e aumente suas chances de aprovação
+ Concurso Manaus Previdência: comissão organizadora é formada

Último concurso Manaus Previdência ocorreu há quatro anos

último concurso Manaus Previdência foi realizado em 2015. O edital trouxe a oferta de 57 vagas, em carreiras dos níveis médio e superior. Os ganhos iniciais, na época, foram variáveis de R$4 mil a R$6 mil.

Do total de oportunidades, 32 foram para técnico previdenciário, cargo de nível médio; 20 para analista previdenciário (diversas áreas), de nível superior; e cinco para procurador autárquico, também para graduados.

A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). O concurso foi composto por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todas as carreiras. Apenas os participantes a procurador também realizaram avaliação discursiva.

O exame de múltipla escolha, para técnicos e analistas, teve questões de: Conhecimentos Gerais e Específicos, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático. 

Nesse caso, a diferença entre a prova para técnicos e analistas foi o peso das questões, que variou de um a três. Todos os concorrentes tiveram que responder a 60 perguntas, sendo 30 somente de Conhecimentos Específicos.

A exceção foi para procurador, em que o exame foi marcado por 100 questões, distribuídas pelas seguintes áreas de Direito: Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Trabalho, Processual do Trabalho, Financeiro, Tributário e Previdenciário. Além disso, o exame também contou com a disciplina de Legislação Municipal.

Para procurador, foi habilitado na objetiva quem obteve 50% ou mais de acertos. Já os técnicos e analistas precisaram alcançar média igual ou superior a 150 pontos e 200 pontos, respectivamente.