Sem concurso Mapa, ministério divulga edital para remoção
Ainda sem previsão de novo edital, o Mapa publicou uma portaria com regras de remoção de servidores. Isso costuma anteceder os concursos.
Autor:
Publicado em:22/07/2021 às 09:04
Atualizado em:22/07/2021 às 09:04
Que não há a previsão de novo concurso Mapa, isso não é segredo para ninguém. Entretanto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou um edital com regras para remoção de servidores.
E você sabe o que isso significa? O órgão pode estar se movimentando para oficializar um novo pedido e pressionar a Economia pela autorização.
Isso porque a remoção de servidores costuma anteceder novas contratações. E isso você já sabe que só pode acontecer por meio de concurso Mapa, ainda mais se tratando de um órgão do Governo Federal.
O edital de remoção do concurso Mapa foi publicado por meio de portaria que consta no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22. Quer ter acesso?
Quais serão os critérios para a remoção?
A remoção de servidores da defesa agropecuária ocorrerá prioritariamente nos casos de:
I - criação, alteração ou extinção de Unidade;
II - ajuste no quadro de lotação ideal da defesa agropecuária; ou
III - promoção de rodízio dos servidores.
Quando será publicado o próximo concurso Mapa?
Para um novo concurso Mapa, o ministério precisa de autorização da Economia. Com o aval, o Mapa vai poder iniciar os preparativos e publicar o edital da sua próxima seleção para efetivos.
Por enquanto, o órgão segue sem previsão de novo concurso. Além disso, em 2021 o Mapa não confirmou se enviou pedido ao Ministério da Economia.
De acordo com o Mapa "não foram encaminhados pedidos de concursos para 2021 ao Ministério da Economia". Mas o órgão esclareceu que recebeu do ME um ofício.
O Mapa explicou que a sua Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas entendeu que o ofício enviado pelo ME deverá ser encaminhado à Presidência da República para autorizar o provimento excepcional solicitado.
Estas chamadas excepcionais, segundo o Ministério da Agricultura, estão relacionadas à nomeação adicional de 140 excedentes para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário.
Junto ao pedido, o Mapa esclarece que irá reiterar sua solicitação para a autorização de novo concurso Mapa 2021 para provimento de 280 vagas.
Mapa teve pedido negado para concurso com 1,7 mil vagas
Em 2019, o órgão confirmou à Folha Dirigida um pedido para o preenchimento de 1.744 vagas, distribuídas em diversas carreiras e incluindo também o Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet, vinculado à pasta.
"Porém, os pedidos de novos concursos para 2020 foram negados pelo Ministério da Economia", disse a pasta.
Último concurso Mapa foi em 2017
O último concurso para o cargo de auditor-fiscal agropecuário, na função de veterinário, aconteceu em 2017. Além da graduação em Medicina Veterinária, foi necessário o registro ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria.
A seleção foi organizada pela banca Esaf e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 70 questões entre: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de exames discursivos e de títulos.