Concurso Mapa terá 200 vagas de auditor para todas as áreas

O concurso Mapa para auditor-fiscal federal agropecuário terá vagas em todas as áreas e nomeações previstas ainda para 2023.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:14/07/2023 às 17:06
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Boa notícia para os candidatos do concurso Mapa. As 200 vagas autorizadas para o cargo de auditor-fiscal federal agropecuário vai contemplar todas as especialidades. Além disso, o órgão informa que as nomeações devem ocorrer até dezembro deste ano.


As informações foram confirmadas pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindicadas) e apuradas junto ao órgão.


As cinco profissões que compõem a carreira de auditor-fiscal são:

  • engenheiro agrônomo;
  • farmacêutico;
  • médico veterinário;
  • químico; e
  • zootecnista.
"O Anffa Sindical também está promovendo gestões junto ao Mapa para garantir concurso de remoção interna para os Affas em atividade e extensa capacitação para os recém-aprovados", disse o sindicato.

A categoria esteve reunida na última quarta, 12, com o secretário-executivo-adjunto do Mapa, Cléber Oliveira, e tratou sobre assuntos do concurso público.


O processo de remoção interna já começou a ser conduzido e deve ter novidades nas próximas semanas, de acordo com o Anffa Sinical.


"Acredito que alguma sinalização do concurso aconteça nas próximas semanas. Estamos aguardando o Mapa apontar a quantidade de vagas e os locais que estarão disponíveis, para que primeiro aconteça o concurso interno e depois o externo”, afirmou o sindicato.


Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!

Concurso Mapa contará com 400 vagas ao todo

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:


Novo concurso Mapa foi autorizado com 400 vagas

A realização de um novo concurso Mapa já foi autorizada pelo Governo Federal com oferta de 400 vagas efetivas.


As oportunidades serão em quatro cargos, sendo eles:

  • nível médio: agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (100); e
  • nível médio técnico: agente de atividades agropecuárias (100 vagas) e técnico de laboratório (40); e
  • nível superior: auditor-fiscal federal agropecuário - 200 vagas.

O Mapa chegou a realizar um processo seletivo em 2022 para temporários, cuja oferta foi de 360 vagas temporárias. A expectativa era grande por um novo concurso para efetivos.


Vale lembrar que, em 2022, o presidente do Anffa Sindical falou sobre a possibilidade de um novo concurso Mapa para efetivos e projetava uma oferta de 350 vagas, porém contemplando somente a carreira de auditor.


Na época, Janus Pablo Macedo pontuou que a previsão era que, deste total, 20 vagas seriam destinadas ao cargo de farmacêutico.

Quando ocorreu o último concurso Mapa para auditor?

O Ministério da Agricultura não realiza concurso para o cargo de auditor-fiscal agropecuário desde 2017, quanto foi contemplada a função de veterinário.


Além da graduação em Medicina Veterinária, foi necessário o registro ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria.


A seleção foi organizada pela banca Esaf e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 70 questões entre: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de exames discursivos e de títulos.


Além desse, em 2014, as pasta realizou uma seleção que foi prorrogada e teve sua validade expirada em 2016.


Na época, foram oferecidas 796 vagas, em cargos dos níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Com lotação em todo o país, mais de 412.118 candidatos se inscreveram.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!