Os preparativos do novo concurso Maricá RJ para a Companhia de Saneamento do Município (Sanemar) voltaram a avançar neste início de 2026.
De acordo com fontes ouvidas pelo Qconcursos Folha Dirigida, o edital está em elaboração para mais de 50 vagas em cargos dos níveis médio, técnico e superior.
A Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF), banca organizadora do concurso, trabalha nos ajustes do edital e com a estimativa de publicá-lo a partir de fevereiro.
A seguir, veja a lista de cargos previstos para o concurso da Sanemar:
- Auxiliar de topógrafo;
- Técnico administrativo;
- Técnico de Segurança do Trabalho;
- Técnico em Edificações;
- Técnico Químico;
- Topógrafo;
- Técnico em Agrimensura;
- Administrador;
- Analista de Recursos Humanos;
- Contador;
- Estatístico;
- Economista;
- Pedagogo;
- Assistente Social;
- Analista de Controle Interno;
- Analista de Sistemas;
- Advogado;
- Arquiteto;
- Engenheiro Ambiental;
- Engenheiro Civil;
- Engenheiro Eletricista;
- Engenheiro Mecânico;
- Engenheiro Sanitarista;
- Engenheiro Químico;
- Analista Ambiental – Geólogo;
- Analista Ambiental – Biólogo;
- Analista Ambiental – Gestor Ambiental.
Os salários não foram informados. Vale ressaltar que a lista de cargos ainda pode ser alterada até a divulgação do edital. Outras funções também podem ser incluídas.

Prefeitura prepara primeiro concurso específico para Sanemar
(Foto: Leandro Matheus/Sanemar)
A Coseac/UFF está definida, desde 2022, como a banca organizadora do concurso. O contrato foi renovado no ano passado. Ela é a responsável pela elaboração do edital, recebimento de inscrições e aplicação de provas.
Procurada pela reportagem em janeiro de 2026, a Prefeitura de Maricá não confirmou oficialmente um prazo para abertura do concurso para Sanemar.
Transforme seu plano de Ano Novo em aprovação com o Qconcursos. Confira!
Concurso Maricá RJ chegou a ter provas previstas para 2023
A estimativa inicial do concurso era que as provas para Sanemar fossem realizadas em 2023, o que não aconteceu.
A Prefeitura de Maricá, na ocasião, justificou o atraso pelo planejamento e conclusão do Plano de Cargos e Salários.
Este será o primeiro concurso público realizado especificamente para a Companhia de Saneamento de Maricá. Em 2018, foram abertas vagas para a empresa dentro de uma seleção geral do município.
Na época, a Coseac/UFF também foi a organizadora e aplicou provas objetivas com 50 questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.
→ Refaça a última prova do concurso Maricá RJ e veja como estão os seus conhecimentos!
A Sanemar é responsável pelos serviços em esgotamento sanitário e colabora para o abastecimento de água no município de Maricá, visando à melhoria contínua da qualidade de vida e do Meio Ambiente.
Oficialmente constituída em 2019, a Sanemar foi uma iniciativa da Prefeitura de Maricá com o objetivo de agilizar investimentos necessários em saneamento e ampliar a cobertura de esgoto da cidade, promovendo a saúde pública preventiva.
Maricá RJ também prepara concurso para Guarda Municipal
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, já afirmou que um concurso para a Guarda Municipal será realizado em 2026.
A declaração ocorreu em novembro do ano passado, nas redes sociais, quando o prefeito destacou uma série de investimentos na área de Segurança.
O que inclui a criação da chamada Cidade da Segurança, um complexo moderno que centralizará operações, tecnologia e treinamento das forças municipais.
De acordo com Quaquá, o município pretende dobrar o número de guardas municipais por meio do novo concurso:
“Nossa Guarda Municipal vai ganhar a melhor estrutura do país. Vamos dobrar o efetivo no concurso público, treinar com as melhores forças, investir em tecnologia e garantir presença no território.”
Apesar do anúncio do prefeito, o concurso Guarda de Maricá RJ ainda deverá passar por algumas etapas burocráticas antes da publicação do edital. O que inclui, por exemplo, a contratação da banca organizadora.
O último concurso da Guarda de Maricá RJ ocorreu em 2019, com uma oferta de 200 vagas para ambos os sexos. Os requisitos, na época, foram:
- ensino médio completo;
- idade entre 18 anos e 35 anos, até o primeiro dia do período de inscrição; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias 'A' ou 'B'.
A remuneração foi de R$2.449,13, sendo composta pelo vencimento de R$1.749,38 e 40% de acréscimo de periculosidade. A jornada de trabalho era de 40 horas.
Também com organização da Coseac/UFF, os candidatos foram selecionados por prova objetiva, prova de aptidão física, exame psicotécnico e exame médico. Houve ainda curso de formação profissional e investigação social.
→ Resolva as questões da última prova para Guarda de Maricá RJ e teste seus conhecimentos!














